Celular Seguro terá novidade para recuperar smartphones roubados

O programa Celular Seguro, que bloqueia smartphones roubados de maneira remota, receberá uma atualização nesta semana. De acordo com a CBN, os aparelhos roubados poderão receber mensagens no WhatsApp avisando que o dispositivo foi reportado como roubado. A ideia é que milhares de dispositivos irregulares sejam devolvidos à polícia.

Celular Seguro teve quase 2,5 mil bloqueios durante o Carnaval 2025 11/03/2025 | - Média de alertas de bloqueio no programa do Governo Federal ficou em cerca de 490 por dia; São Paulo foi estado campeão de pedidos
Celular Seguro passa os 100 mil alertas de bloqueio; veja como se cadastrar 11/02/2025 | - Plataforma do governo que permite bloqueio remoto do smartphone, Celular Seguro é um aplicativo gratuito para Android e iOS

A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça. Assim, além de bloquear a linha telefônica e aplicativos financeiros, o app poderá identificar aparelhos reportados e enviar uma mensagem ao novo portador, mesmo que ele mude de operadora.

A nova função só é possível por conta da integração recente entre todas as operadoras de telefonia móvel e a Anatel, além do compartilhamento de dados entre elas. Assim, um aparelho irregular é identificado pela identificação do IMEI. O recurso não bloqueará nenhuma função no aparelho, será apenas uma mensagem avisando que ele foi reportado e está sendo monitorado.

Em outras palavras, o Celular Seguro funcionará da seguinte maneira:

  • Celular é cadastrado na plataforma, com um número de confiança para fazer o bloqueio;
  • Caso o aparelho seja roubado, furtado ou perdido, basta ativar o Modo Recuperação;
  • O aparelho passa a ter a linha telefônica parcialmente bloqueada, e apps de instituições financeiras são bloqueados;
  • Se o celular receber um novo chip, mesmo que de outra operadora, o IMEI é identificado na rede e uma mensagem informará o portador que o aparelho tem notificação de roubo, furto ou perda e deve ser devolvido.

O texto avisará que, se o usuário não devolver o aparelho imediatamente a uma delegacia civil, poderá tornar-se alvo de inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.

Não está claro ainda se o update será capaz de enviar mensagens a celulares cadastrados na plataforma que foram roubados antes da atualização. Mesmo assim, o Ministério da Justiça espera que a nova fase aumenta a adesão ao Celular Seguro. O programa, que é gratuito, foi lançado em 2023 e ultrapassou os 100 mil alertas de bloqueios no início de fevereiro.

Fonte: CBN

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile