Lançado em dezembro de 2023, o aplicativo Celular Seguro é uma plataforma do Governo Federal que permite bloquear smartphones perdidos (por roubo ou furto, por exemplo). Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a plataforma ultrapassou, no começo de fevereiro, os 100 mil alertas de bloqueios realizados por usuários que perderam seus celulares.
Mais especificamente, foram 107.931 alertas até as 13h desta segunda-feira, 10 de fevereiro. Eles foram divididos em 49.669 alertas por roubo e 34.916 por furto. Ainda de acordo com o MJSP, já são mais de 2,4 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma.
Desde dezembro do ano passado, a plataforma passou a oferecer uma opção na hora do bloqueio com a implementação do Modo Recuperação. Com ele, é possível fazer um bloqueio apenas parcial da linha telefônica e de contas vinculadas a instituições parceiras. Assim, quando o aparelho roubado, furtado ou extraviado receber um novo chip, é emitido um alerta que permite à Polícia Civil do estado em questão tentar recuperar o smartphone.
Mesmo assim, a maioria dos brasileiros continuou a optar pelo bloqueio total da linha, que transforma o celular praticamente em um bloco de tijolo inútil. Segundo o MJSP, o Modo Recuperação foi utilizado 2.880 vezes, enquanto o bloqueio total foi a opção em 4.399 casos desde a implementação da nova funcionalidade.
Como se cadastrar no Celular Seguro
O Celular Seguro é um serviço gratuito e precisa apenas do aplicativo instalado no smartphone e uma conta ativa para funcionar. É utilizada a conta Gov.br.
Após realizar o login, basta ir em ‘registrar telefone’, aceitar os termos de uso e preencher o formulário com número do telefone, operadora e marca do dispositivo. Opcionalmente, é possível incluir uma pessoa de confiança que poderia emitir um alerta em seu lugar — afinal, se o seu telefone for perdido, você não pode usá-lo para emitir o alerta, a menos que tenha outro aparelho para isso.
O app recomenda fazer o cadastro da pessoa de confiança antes de registrar o telefone. Mas isso é opcional, tanto que apenas 1,69 milhões dos mais de 2,46 milhões de cadastros possuem esta opção.
Depois do cadastro, você só precisa emitir o alerta pelo celular da pessoa de confiança ou pelo site do MJSP no caso de o seu smartphone ser roubado, furtado ou extraviado.
Fonte: Gov.br