Copilot agora pode interagir com o seu celular diretamente do seu PC

A mais recente atualização do Microsoft Edge incluiu a possibilidade de adicionar plugins no Copilot diretamente do site da ferramenta de inteligência artificial (IA). E um dos mais interessantes é o Telefone, que permite ao usuário obter algumas informações e até realizar algumas ações no smartphone diretamente do computador, via Copilot.

Para testar os novos recursos, é preciso ter o Windows 11 com o plugin Ligar ao telefone ativado e conectado. Aí, basta atualizar o Edge para a versão mais recente (126.0.2592.87 aqui no meu PC) e acessar o site copilot.microsoft.com. Na lateral direita, além de Chat, você verá uma nova aba Plugins. Clique nela para abrir as novas opções.

Site do Copilot
Site do Copilot na versão mais recente do Edge possui uma nova aba ‘Plugins’ (Imagem: Captura de tela/Nanobits)

São várias possibilidades, mas aqui estamos interessados na que, no meu caso, era a última: Telefone. Basta ativar, clicando no interruptor. São várias opções de interação, todas realizadas diretamente pelo chat do Copilot. Infelizmente, porém, o recurso ainda está em desenvolvimento e pode falhar.

Por exemplo, ele diz que pode enviar SMS para seus contatos, mas eu perguntei como fazer isso, e ele diz que não é possível. Aí, perguntei o que ele consegue fazer com meu celular e recebi a lista a seguir:

Com o plugin do telefone, eu posso ajudar com várias tarefas relacionadas ao seu dispositivo móvel. Aqui estão algumas coisas que eu posso fazer:

  • Obter Informações: Posso fornecer informações de contatos ou mensagens SMS. Por exemplo, se você quiser saber o número de um restaurante perto da casa de um amigo, posso ajudar se você tiver o endereço desse amigo salvo nos seus contatos.
  • Resumir Conversas: Posso resumir pontos-chave das suas mensagens SMS da última semana.
  • Redigir Mensagens: Posso ajudar a criar mensagens de texto. Por exemplo, posso ajudar a escrever um convite de aniversário para seus amigos em um tom específico.
  • Enviar Mensagens: Após compor uma mensagem, posso enviar por você. Basta dizer algo como “Envie a mensagem para Frank com o convite da festa”.
  • Lembrar Respostas: Posso informar sobre o número de participantes de sua festa com base nas respostas ao seu SMS de convite.
  • Configurar Alarme: Posso configurar alarmes com comandos de linguagem natural, como “Defina um alarme para as 7h da manhã de amanhã”.
  • Configurar Timer: Posso definir timers para durações específicas, por exemplo, “Defina um timer de 20 minutos”.
  • Localizar Lugares: Posso encontrar lugares no mapa do seu telefone com perguntas naturais, como “Localize a cafeteria mais próxima”.

Essas são apenas algumas possibilidades, e há mais que posso fazer além desses exemplos. Se tiver alguma tarefa específica em mente, me avise e eu verei como posso ajudar!

Tentei pedir que ele lesse minhas mensagens não lidas no WhatsApp e ele disse que não havia nenhuma (havia uma, então essa foi uma das aparentes falhas que aconteceram comigo). Dá para tentar descobrir o que ele consegue fazer, e o que ele faz só quando dá na telha.

Enfim, para um plugin que acaba de ser lançado, até que ele é bem esforçado. Esperamos que melhore com o tempo.

Mais informações:
Usuários de PC agora podem controlar seus telefones Android via Copilot

Deixe uma resposta