O Galaxy A17 deve ser lançado pela Samsung a qualquer momento, depois de aparecer em vários órgãos certificadores e ter até a página de suporte publicada em algumas regiões. Agora, as duas variantes, 4G e 5G, apareceram em um varejista italiano com memória, cores e preço revelados. Além disso, o site Android Headlines conseguiu supostas especificações e renderizações oficiais dos aparelhos.
O site Epto listou apenas as variantes de 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Por se tratar de modelos de entrada, acredito que também haverá opção com menos RAM e armazenamento, mas isso fica para descobrirmos depois, talvez em outro vazamento ou no lançamento oficial.
O Galaxy A17 5G tem preço na Itália de 319,90 euros, com taxa. Isso se converte para cerca de R$ 2.050. Este modelo estava listado nas cores azul, cinza e preto. Quando eu fui checar as informações, o modelo 5G já não aparecia mais listado no site.
Já o Galaxy A17 4G, que ainda aparecia quando eu fui checar, está registrado a 289,90 euros, também na variante de 8/256 GB. Isso dá cerca de R$ 1.860, mas o preço brasileiro não é o valor europeu convertido, simplesmente. Essa variante também está listada nas cores azul, cinza e preto.

De acordo com os rumores, o Galaxy A17 5G deve ser equipado com o Exynos 1380, chipset utilizado no Galaxy A54. O modelo deve ter opções de 6/128 GB e 8/256 GB e rodar Android 15, além de trazer bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25 W. Supostas renderizações do aparelho mostram visual inspirado em outros modelos da linha Galaxy A.
Há ainda uma expectativa de trazer estabilização ótica de imagem na câmera principal, que deve ser um sensor de 50 MP, com uma ultrawide de 5 MP e uma macro de 2 MP para fechar o trio. Na frente, a tela Super AMOLED é esperada com 6,7 polegadas com resolução Full HD+.
Já o Galaxy A17 4G deve ter praticamente as mesmas especificações e aparência, porém com o chip Helio G99, da MediaTek, e uma opção de 4 GB de memória RAM, em vez de 6 GB.
Galaxy A17 5G: vazam todos os detalhes

Para complementar a aparição no site varejista, o site Android Headlines teria conseguido os detalhes completos do Galaxy A17 5G. Ao que tudo indica, a sul-coreana levou sua obsessão com dispositivos finos para seus modelos de entrada, cuja espessura foi reduzida para 7,5 mm e 192 g. O Galaxy A16 tem praticamente 8 mm e pesa 200 g.
A tela de 6,7 polegadas possui painel Super AMOLED e traz resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz — ou seja, exatamente como os rumores apontavam. E possui vidro Corning Gorilla Glass Victus para proteção. O dispositivo ainda possui certificação IP54 contra poeira e água. A parte traseira é um polímero de fibra de vidro reforçado.
Quanto ao hardware, a publicação joga um balde de água fria: nada de evolução para o Exynos 1380, e sim o retorno do Exyno 1330 ao modelo 5G de entrada. O aparelho ainda será disponibilizado em versões de 4 GB, 6 GB e 8 GB de memória RAM, todas com 128 GB de armazenamento interno. Há ainda uma quarta variante com 8/256 GB. O suporte ao cartão microSD permanece.

A câmera traseira tem um conjunto triplo que bate com os vazamentos anteriores, inclusive a estabilização ótica de imagem. A frontal tem 13 MP, enquanto a bateria bate com os 5.000 mAh já apontados em certificações. Já o sistema operacional deve ter seis anos de atualizações do Android e pacotes de segurança.
Os recursos de software incluirão assistente Gemini via botão de energia, Circule para Pesquisar e uma funcionalidade de IA que permite realizar tarefas entre diferentes apps sem precisar ficar trocando. Porém, o dispositivo chegará às lojas com o Android 15 sob a One UI 7.
Os modelos de entrada da Samsung devem ser oficializados ainda em agosto. O antecessor, Galaxy A16 5G, foi lançado no final de outubro, enquanto o Galaxy A16 4G chegou ao mercado em novembro.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.