Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Sony obriga devs a mudarem jogos: o indício definitivo de que o PS6 Portátil vem aí

Rumores sobre um novo PlayStation portátil circulam há anos, mas um novo vazamento divulgado pelo YouTube há alguns dias transformou a especulação em evidência técnica. De acordo com informações obtidas pelo canal Moore’s Law Is Dead, a Sony já iniciou o processo de preparação dos estúdios de desenvolvimento para trabalhar com duas configurações de hardware distintas na próxima geração.

A informação, trazida pelo mesmo canal que já havia adiantado o assunto em agosto, aponta para uma mudança drástica na arquitetura do futuro PlayStation 6. A estratégia envolve a criação de dois chips separados: um de altíssima potência para o console de mesa e outro, mais modesto, focado em eficiência energética.

A prova real: o ‘fator dev’

O detalhe que valida esse rumor é a movimentação nos bastidores do software. O vídeo indica que a Sony “prepara os desenvolvedores” para otimizarem seus títulos para esse segundo hardware mais fraco.

Se fosse apenas um sucessor do PlayStation Portal, focado em nuvem ou Remote Play, essa exigência aos desenvolvedores não existiria, pois o processamento continuaria a ser feito no console principal. O fato de os estúdios precisarem mexer no código para rodar em baixa potência reforça que o dispositivo rodará jogos nativamente.

A estratégia “Series S” da Sony?

  • Conceito do PS6 Portable
  • Conceito do PS6 Portable
  • Conceito do PS6 Portable
  • Conceito do PS6 Portable

Na prática, isso pode criar um cenário semelhante ao que a Microsoft fez nesta geração com o Xbox Series S e X. Os jogos seriam os mesmos, mas rodariam com resoluções, texturas e taxas de quadros ajustadas para o dispositivo portátil.

Isso coloca a Sony em rota de colisão direta com o mercado dominado hoje pelo Nintendo Switch e pelo Steam Deck. Diferente do PS Vita, que tinha jogos próprios — e fracassou por falta de suporte —, o suposto ‘PS6 Portable’ rodaria a biblioteca principal da nova geração, apenas com ajustes gráficos.

Ainda segundo o vazamento, a intenção da Sony é lançar esse hardware portátil simultaneamente ao PlayStation 6 de mesa. Ou seja, se levarmos em conta o ciclo de vida do PS5, isso coloca o lançamento provável para 2027 ou 2028.

Para os jogadores, a notícia é animadora: finalmente um PlayStation de bolso capaz de rodar os grandes lançamentos AAA sem depender de uma boa conexão de internet. Para os desenvolvedores, porém, o trabalho acaba de dobrar.

As imagens dessa matéria são artes de conceito feitas pelo perfil do Instragram @sony_playstation_modding.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.