Apple pode dividir lançamento do iPhone 18 em dois anúncios semestrais

A Apple pode mudar a estratégia de lançamentos do iPhone a partir de 2026. De acordo com informações tanto de Wayne Ma quanto de Ming-Chi Kuo, o iPhone 18 teria duas janelas de lançamento: uma no segundo semestre de 2026 e outra seis meses depois. Além disso, o aparelho pode trazer uma grande mudança visual na tela.

A ideia da Maçã é dividir um pouco mais os lançamentos para não inundar o mercado com muitos modelos novos de uma só vez. Mesmo assim, o anúncio do segundo semestre deve continuar a trazer quatro novidades, como explica Ma:

“A série iPhone 18 incluirá versões atualizadas do iPhone fino da Apple, o Pro e o Pro Max, junto de um novo dispositivo dobrável. Na primavera de 2027, a Apple planeja lançar o iPhone 18 base e um sucessor para o mais acessível iPhone 16e, disseram as fontes.

Mas esses modelos, que são baseados em designs mais velhos e menos complicados, passarão por testes de fabricação na Índia primeiro, como parte dos esforços da Apple em reduzir o risco de produção na China, disseram duas das fontes.”

Caso isso se concretize, a empresa dividira os lançamentos da seguinte maneira:

2º semestre de 2025iPhone 17, iPhone 17 Pro, iPhone 17 Pro Max, iPhone 17 Air
1º semestre de 2026iPhone 17e
2º semestre de 2026iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max, iPhone 18 Air, dobrável
1º semestre de 2027iPhone 18, iPhone 18e
2º semestre de 2027iPhone 19 Pro, iPhone 19 Pro Max, iPhone 19 Air, dobrável 2ª ger

Em outras palavras, seriam dois lançamentos no primeiro semestre, com os dois modelos mais acessíveis, e quatro no segundo semestre, com os mais avançados. A ideia é deixar a linha mais competitiva durante todo o ano, em vez de concentrar todas as vendas unicamente no trimestre final do ano.

Mudança na tela pode reduzir a Ilha Dinâmica

Outra mudança revelada pelas fontes de Wayne Ma é o fim da pílula da câmera nos modelos Pro a partir de 2027. Para isso, a Apple colocaria o Face ID em um sensor sob a tela, mantendo um pequeno recorte apenas para a câmera de selfies. Já a geração seguinte pode colocar até mesmo a câmera frontal sob o display.

“O design do iPhone 18 Pro e 18 Pro Max incluirá apenas um pequeno furo no canto superior esquerdo para acomodar a câmera frontal, de acordo com uma pessoa diretamente ligada ao assunto. Este design é precursor de pelo menos um modelo de iPhone de 2027 que colocará a câmera frontal embaixo da tela para permitir uma visualização verdadeiramente de ponta a ponta, disseram duas das fontes. A mudança coincidiria com o 20º aniversário do primeiro iPhone.”

É bom lembrar que a primeira grande mudança de visual do iPhone ocorreu no iPhone X, modelo comemorativo de 10 anos do primeiro celular da Apple. Foi nele que surgiu o chamado notch, aquele recorte que parecia um dente ou uma franja na tela do smartphone. Ou seja, podemos esperar uma grande novidade visual dez anos depois.

Caso a Apple adote o visual com a câmera frontal em um furo no canto superior esquerdo, não seria a primeira a fazer isso. A Samsung já usou um visual semelhante nos Galaxy S10 e S10e — o S10 Plus tinha um recorte em formato de pílula, também no canto.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: Ming-Chi Kuo, The Information, via 9To5Google

Deixe uma resposta