Leitores atentos já perceberam que o Nanobits passou a disponibilizar a ficha técnica com as especificações de diversos celulares nas últimas semanas. Desde o final de setembro, um link para a lista dessas fichas está disponível nos menus do site.
- Galaxy A11 vs Galaxy A20s: onde estão as diferenças e qual vale mais?
- Moto G9 Plus vs One Fusion Plus: semelhantes até que ponto?
A ideia inicialmente é ter essas páginas descritivas para todos os smartphones oficialmente lançados no Brasil. A partir do momento em que uma empresa anunciar o aparelho, sua ficha técnica constará na lista, com a data de anúncio e início das vendas, além de preço sugerido.
Por enquanto, consegui fazer as fichas de todos os principais modelos lançados no país em 2020, além de alguns mais antigos sobre os quais o site ou canal já falou. Isso totalizou 111 aparelhos de Samsung, Motorola, Xiaomi, LG, ASUS, Positivo, Multilaser, Philco e até TecToy.
Mas eu sei que não são absolutamente todos os smartphones oficialmente vendidos no Brasil porque há empresas pequenas que atuam localmente, como a Red Mobile, que tem presença razoável em alguns estados do Nordeste. Também podem ser encontrados no Sudeste, principalmente em Minas Gerais, mas em poucos pontos de venda, ainda.
Enfim, a ideia é ser um grande banco de dados de celulares vendidos oficialmente no Brasil, além de permitir comparações entre esses modelos e lista de lojas onde eles estão disponíveis para comprar online. E o mais legal: você pode fazer sua própria avaliação dos aparelhos, com notas para diversos aspectos e um breve texto contando a sua experiência com ele!
Fica aqui um pedido para você entrar em contato se encontrar alguma inconsistência em qualquer ficha técnica, que eu vou correr atrás da correção, quando for o caso. Se a informação estiver correta, prometo responder, inclusive informando a fonte de onde tirei aquele dado.
Veja as fichas técnicas já disponíveis aqui. Abaixo, uma lista com a quantidade de celular de cada marca — lembrando que meu foco inicial foram os modelos lançados este ano. Algumas marcas, como Multilaser, já têm vários modelos de anos anteriores publicados.