Android 15 tem adoção mais lenta que antecessores

O Android 15 está com mais dificuldade de ganhar tração do que versões anteriores. Lançado em setembro de 2025, a mais recente versão do sistema operacional ainda não chegou a 5% dos dispositivos ativos.

Seu dispositivo Android pode reiniciar sozinho após três dias sem uso 15/04/2025 | - Não se assuste se um celular ou tablet Android reiniciar sozinho, pode ser um recurso de segurança que faz o reboot se ficar 72 horas sem uso
Hora de trocar: celulares com Android 12 não receberão mais atualizações 15/04/2025 | - Google anunciou fim do suporte aos dispositivos com a versão do sistema operacional originalmente lançada em outubro de 2021

Os dados, divulgados pelo próprio Google, são do começo de abril e não refletem o início da distribuição da One UI 7. Ainda assim, com apenas 4,5% de presença, o Android 15 está mais atrasado para chegar aos celulares do que o Android 14, que estava em cerca de 13% dos smartphones Android no começo de maio de 2024.

Para dar uma dimensão do problema, o Android 15 estava presente em menos dispositivos do que o Android 9 no começo de abril. A última edição que tinha um nome de sobremesa oficialmente estava presente em 5,8% dos celulares e tablets que rodam o SO do Google. Já o Android 14 reinava, com fatia de 27,4%, seguido pelo Android 13 (16,8%) e Android 11 (15,9%).

Gráfico em pizza mostra a distribuição do Android em 1 de abril de 2025 (Reprodução/9To5Google)

Os números foram divulgados pelo Google, que solta esses dados cerca de duas vezes por ano. As informações são baseadas na quantidade de dispositivos conectados à Play Store em um período de 7 dias.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, no Twitter e no Telegram. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Via: 9To5Google

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile