Os países da América Latina apresentaram uma redução de 4% no mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior. De acordo com números divulgados pela Canalys nesta quarta-feira, 4, foram comercializados 33,7 milhões de telefones celulares na região.
A Samsung foi a fabricante com o maior número de unidades negociadas, com 11,9 milhões, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2024. Os destaques da sul-coreana foram os modelos de entrada Galaxy A06 e Galaxy A16, responsáveis por quase metade do total, segundo o relatório. Não ficou claro se as versões 4G e 5G estão somadas nessa conta, mas é bem provável que sim.
A Xiaomi repetiu a segunda colocação pelo segundo trimestre na América Latina, com 5,9 milhões de telefones enviados para a região. m aumento de 10% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Os modelos de destaque no relatório foram o Redmi 14C 4G e modelos da linha Redmi Note 14.
A Motorola teve queda de 13% no total de smartphones comercializados na América Latina, somou 5,2 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2025 e ficou com a terceira colocação. Assim como as fabricantes à sua frente, os destaques foram os modelos mais baratos, especialmente Moto G15 e Moto G05.

No quarto lugar, uma novidade: a Honor apresentou aumento de 2%, e chegou a 2,6 milhões de dispositivos vendidos na América Latina. A TRANSSION — empresa-mãe da Infinix — foi ultrapassada pela rival chinesa, e ainda apresentou sua primeira queda desde que apareceu nos relatórios da Canalys, com 38% menos vendas de smartphones. Ainda assim, a empresa totalizou 2,1 milhões de telefones celulares na região.
Fora do Top 5, Oppo e Apple travam uma pelo sexto lugar trimestre a trimestre. A Maçã tem aumento nas vendas principalmente no final do ano, quando lança uma nova geração de iPhone. Não é a toa que analistas apostam em uma mudança na estratégia da companhia a partir de 2026, com lançamentos em setembro e também no primeiro semestre.
Brasil lidera na região
O mercado brasileiro foi responsável por 28% do total de smartphones enviados para a América Latina no primeiro trimestre de 2025. O país foi o único entre os cinco maiores mercados da região a apresentar crescimento, com um aumento de 3% no número de unidades. Isso dá um total de 9,5 milhões de celulares vendidos. Investimentos das chinesas Honor, Xiaomi e Realme foram citados no relatório da Canalys.
A Samsung lidera por aqui com 43% de fatia do total de mercado, seguida pela Motorola, com 23%. A Xiaomi está na terceira colocação quando é considerado apenas o Brasil, com 15%. Em quarto lugar tem a Realme, com 7%, seguida pela Apple, com 5%.
Para dar uma dimensão do tamanho do mercado brasileiro, o México foi o segundo maior país em número de celulares, com 22% do total. O país da América do Norte teve queda de 18% nos primeiros três meses de 2025.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.
Fonte: Canalys