99 investe R$ 1 bi no Brasil e relança delivery de comida para desafiar iFood

O iFood voltará a ter um forte competidor no segmento de delivery brasileiro. A Didi, controladora dona do aplicativo de transporte individual 99, anunciou investimento de R$ 1 bilhão para expandir sua plataforma no país. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, 16, durante encontro do vice-presidente Geraldo Alckmin e o diretor da companhia chinesa, Stephen Zhu.

Foto de um celular na mesa com o app ChatGPT aberto na tela inicial ChatGPT supera 100 milhões de downloads em abril, segundo relatório da AppMagic 06/05/2025 | - Segundo dados da AppMagic, app de IA generativa teve quase 60% mais downloads que o TikTok, que ficou com a segunda colocação
imagem de uma lápide com o ícone do Skype Hoje cai um dos gigantes da internet: Skype para de funcionar em todo o mundo 05/05/2025 | - Aplicativo surgiu em 2003 como opção para fazer chamadas mais baratas, e apesar de transformar a comunicação, não acompanhou novas evoluções

A 99 já atua também no setor financeiro, com gerenciamento de finanças pessoais via 99pay. Com o retorno do 99food após dois anos, a companhia passa a oferecer quatro diferentes serviços no país, somando o transporte individual, finanças e entregas de encomendas ao delivery de comida.

A previsão é que o serviço funcione em meados de 2025.

Monopólio do iFood

No ano passado, o iFood foi acusado de monopólio no setor por fazer contratos de exclusividade com alguns restaurantes. A Rappi chegou a abrir um processo no Cade contra a plataforma em meados de 2020. Uber e 99 já atuaram no delivery, mas encerraram o serviço em março de 2022 e abril de 2023, respectivamente, para se concentrar em expandir a oferta de transporte individual.

Além do 99food, a chinesa Meituan também teria planos de entrar no ramo no Brasil. A também chinesa deve iniciar operações entre o final de 2025 e começo de 2026.

Fonte: Agência Brasil, com informações do Tilt