A Counterpoint Research revelou há alguns dias o ranking dos smartphones mais vendidos ao redor do mundo nos meses de julho, agosto e setembro de 2025. Sem grandes surpresas, a Apple dominou, e o iPhone 17 Pro Max ainda chegou à décima posição mesmo com poucos dias de vendas no período. Mas e entre as outras marcas, do mundo Android, quem aparece e com quais modelos?
Se tirarmos tudo que é iPhone da equação, tem uma empresa que domina a lista: a Samsung, com sua linha Galaxy A. A empresa sul-coreana divide o top 10 de igual para igual com a Maçã, com cinco representantes, que ocupam da quinta à nona posição.
Nenhum modelo da linha Galaxy S25 ou dobrável entrou no Top 10 global, diferente do mesmo período do ano passando, quando o Galaxy S24 figurou na décima colocação. Um indicativo de que os modelos de entrada e intermediários são os preferidos de quem compra celular do robozinho.
Galaxy A16 5G é o Android mais vendido no mundo
E quem vence entre os modelos do sistema operacional do Google, inclusive, é um modelo de entrada: o Galaxy A16 5G, um celular barato com tela Super AMOLED e conectividade 5G. Na sequência está um dos dois únicos modelos 4G da lista, o Galaxy A06, que é seguido por A36, A56 e o A16 4G.
A Apple ocupa todo o pódio e ainda garantiu a quarta posição, com o iPhone 16, seguido pelo 16 Pro e o 16 Pro Max no topo e o iPhone 16e logo atrás. Uma mudança em relação ao ranking do mesmo período de 2024, que teve os principais modelos da linha iPhone 15 no topo, seguidos por aparelhos da linha Galaxy A, um Redmi e o iPhone 14 na nona colocação, à frente do já citado Galaxy S24.

Por que a linha Galaxy A vende tanto?
A análise aponta que a renovação da linha intermediária da Samsung, agora com recursos de IA herdados dos modelos mais caros, impulsionou as vendas do Galaxy A36 e A56. Além disso, a presença dos modelos LTE Galaxy A16 4G e do básico Galaxy A06 na lista mostra a força da marca em mercados emergentes como América Latina e Oriente Médio, onde o preço ainda é o fator decisivo de compra.
Cadê a Xiaomi e Motorola?
A ausência de outras gigantes Android na lista de modelos individuais chama a atenção. Embora marcas chinesas tenham uma fatia de mercado enorme, suas vendas se diluem em dezenas de modelos diferentes, o que impede que um único aparelho atinja o volume concentrado necessário para entrar neste ranking de elite.
Porém, é bom notar como o Redmi 13C 4G figurava no top 10 do ano passado. Já em relação à Motorola, a verdade é que a fabricante tem no Brasil um de seus maiores — senão o maior — mercados no mundo. A segunda posição por aqui se mantém firme, mas não sabemos até quando.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

