Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Dell vai na contramão do hype de IA e aposta em Alienware barato e novos XPS

A Dell adotou uma postura surpreendente na CES 2026 ao ir na contramão de praticamente toda a indústria de tecnologia. Enquanto concorrentes apostam todas as fichas no marketing de inteligência artificial, a gigante dos PCs decidiu baixar o tom. Executivos da marca afirmaram que a insistência no termo AI PC mais confunde do que ajuda o consumidor final e, por isso, a apresentação da empresa focou no que realmente importa para quem compra: hardware renovado, preços mais acessíveis e o retorno de linhas consagradas.

As afirmações teriam sido feitas durante o pré-briefing da companhia à imprensa. Segundo o site PC Gamer, Kevin Terwilliger, chefe de produtos da Dell, foi direto ao ponto:

“O que aprendemos ao longo deste ano, especialmente da perspectiva do consumidor, é que eles não estão comprando com base em IA. Na verdade, acho que a IA provavelmente os confunde mais do que os ajuda a entender um resultado específico”.

Com isso, o foco da companhia em seus anúncios durante a CES 2026 não foi nas capacidades de usar inteligência artificial, mas sim no benefício real. Ou seja: hardware e posicionamento dos produtos no mercado. Além disso, a companhia trouxe de volta a linha XPS, que terá um modelo mais acessível ainda este ano, e também trouxe um Alienware de baixo custo.

Alienware para todos e volta do XPS

A maior novidade para o público gamer é a expansão da linha Alienware para faixas de preço mais baixas. A marca, conhecida por produtos de luxo, anunciou novos notebooks de entrada que prometem desempenho sólido por valores acessíveis. Mas não foram revelados maiores detalhes sobre o dispositivo, nem sobre sua ficha técnica e nem em relação ao preço final para o consumidor.

A empresa também revelou um modelo Alienware ultra-fino, com apenas 17 mm de espessura e volume 50% menor que os modelos atuais da série Area-51. Esse modelo pode ser visto como um complemento ao XPS 16, que deixou de oferecer GPU dedicada. Além disso, o laptop será oferecido em duas versões, com 14 e 16 polegadas.

Ainda na linha Alienware, os modelos clássicos 16X Aurora, 16 Area-51 e 18 Area-51 foram atualizados com chips Intel Core Ultra 200HX e as novas placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX Série 50. Alguns modelos ganharam telas OLED com tratamento antirreflexo, brilho HDR de 620 nits e taxa de atualização alta.

  • Alienware Ultra Slim e baratinho
  • Dell XPS 13 2026
  • Dell XPS 2026
  • Dell XPS 2026
  • Dell XPS 2026

Para o mercado premium, a grande notícia é o retorno oficial da marca XPS com os novos modelos XPS 14 e XPS 16. A Dell abandonou a nomenclatura simplificada do ano passado para trazer de volta o nome icônico, agora em um chassi de alumínio usinado CNC ainda mais fino, com 14,6 mm de espessura, e leve, com cerca de 1,36 kg e 1,63 kg a depender do tamanho da tela.

Os novos XPS 14 e 16 chegam equipados com telas Tandem OLED 2K e os recém-anunciados processadores Intel Core Ultra Series 3. A parte gráfica conta com a arquitetura Intel Arc de 12 núcleos Xe. A promessa de bateria é agressiva: até 27 horas de streaming na Netflix. O sistema de resfriamento também foi redesenhado com ventoinhas maiores e mais finas para reduzir o ruído.

Preço e disponibilidade

Os novos XPS 14 e 16 começam a ser vendidos em mercados selecionados a partir de março de 2026. A Dell confirmou que um novo XPS 13, o modelo mais acessível da família premium, será lançado no final do ano. Já os desktops e notebooks Alienware atualizados chegam às lojas ainda no primeiro trimestre de 2026.

Os preços serão divulgados mais perto da data de início das vendas, de acordo com a própria companhia.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.