Nintendo Switch Lite é uma versão ainda mais portátil do console

Atualização: A Nintendo oficializou uma atualização do Switch com dock e controle destacável. A duração da bateria agora fica entre 4,5h e 9h, bem mais que as 2,5h a 6,5h anteriores. O preço continua o mesmo.

Ou seja, é basicamente uma nova versão para manter o valor do lançamento.

Texto original de 10/07, 12:06:

A Nintendo oficializou, nesta quarta-feira, 10, uma nova versão de seu console Switch. O Switch Lite foca na jogatina portátil e é mais barato, mas traz algumas melhorias em relação ao modelo original mais completo.

Para começo de conversa, a tela é menor, indo de 6,2″ para 5,5″, mantendo a resolução 720p. A construção é um pouco diferente, com controles não-destacáveis, abrindo espaço para uma bateria um pouco maior.

Além disso, o chip tem design um pouco diferente e, aliado à capacidade maior e à tela menor, a promessa é de maior duração da carga, passando de 2,5h~6,5h para entre 3h e 7h.

Outra mudança é no design em si. Além dos controles não-destacáveis, o Switch Lite tem um D-pad (no Switch original, o direcional digital imita os botões de ação). A construção também é levemente diferente.

Versão complementar

O novo console, que na verdade é um complemento ao modelo lançado em 2017, foca apenas nos jogos possíveis de jogar na telinha. Porém, será possível conectar um Joy Con para jogar alguns títulos usando as funcionalidades do controle sem fio.

Os dois sistemas vão se complementar e coexistir no mercado.

Doug Bowser, presidente da Nintendo da América

De acordo com a Nintendo, além de selos nas mídias físicas informando quando um jogo é compatível com a versão portátil, os jogos na e-Shop vão avisar o comprador se não puderem rodar no Nintendo Lite.

As três cores do novo Nintendo Switch Lite
As três cores do Nintendo Switch Lite

Doug Bowser, presidente da Nintendo da América, ainda garantiu que o gameplay será compatível entre as duas plataformas, que ainda serão complementares.

O Switch Lite não pode ser conectado a uma televisão e, claro, não vem com o dock. É uma versão mais barata com foco exclusivo na jogatina portátil. Para quem, como eu, prefere jogar na TV, não é uma boa alternativa.

Preço e disponibilidade

O Nintendo Swich Lite estará disponível nas lojas de Estados Unidos e Canadá junto com o jogo The Legend of Zelda: Link’s Awakening, em 20 de setembro. O preço é US$ 199.

Inicialmente, os compradores poderão escolher entre as cores amarelo, cinza e turquesa. Uma edição especial cinza clara de Pokémon Sword and Shield também chegará às prateleiras.

nintendo switch lite pokémon
Nintendo Switch Lite versão Pokémon

Fontes: IGN Br | The Verge