Moto G8 Plus vs K61: mais potência ou mais câmera?

Para quem está em dúvida entre dois ótimos intermediários, o Nanobits traz mais um comparativo: Moto G8 Plus vs K61. Dois bons aparelhos, competentes no geral, sem grandes defeitos e também sem nenhum aspecto que te faça olhar e falar que quer o celular por causa disso.

Antes de mais nada, aquele aviso básico: a ideia aqui não é dizer qual é melhor, mas sim te ajudar a decidir qual serve mais pra você. Cada celular tem sua serventia, seu público, e minha missão é ajudar cada um a encontrar o melhor aparelho para aquilo que precisa.

Moto G8 Plus vs LG K61: aparência e recursos

Moto G8 Plus vs LG K61
LG K61 (e) e Moto G8 Plus (D) // Analu Tortella/Nanobits

Ambos possuem corpo e visual robustos, não se preocupam tanto em reduzir as bordas frontais, apesar de já terem um aproveitamento frontal muito bom. O G8 Plus ainda traz a câmera frontal naquilo que acabou ficando conhecido como notch em gota, um recorde em forma de V centralizado. O K61 já traz em um buraquinho no canto esquerdo, que talvez seja mais discreto. O acabamento de ambos é plástico, que risca bastante, mas os dois trazem capinha já na caixa.

Os dois também possuem entrada USB do tipo C para o cabo e entrada para fone de ouvido, que fica na parte superior do G8 Plus, e acho que até fica mais confortável pra usar fone de ouvido na hora de jogar. Na gaveta de chips, vantagem do K61 que permite o uso de dois cartões de operadora mais um micro SD para expandir a memória. No G8 Plus você vai ter que escolher entre a segunda linha ou aumentar o espaço de armazenamento. Que, aliás, é menor: 64 giga, contra 128 do K61.

Ambos têm leitor de impressão digital na parte traseira com boa velocidade de resposta. O Android do G8 Plus é mais parecido com aquele que o Google oferece na linha Pixel. E tem os gestos da Motorola, sempre um diferencial nos aparelhos da marca. Ligar a lanterna com uma sacudida, ou abrir a câmera com uma girada de pulso é incrível. Apesar de eu preferir os dois toques no botão ligar pra esse segundo caso.

O K61 tem bastante opção extra de software, oferece opções diferentes de organização da tela inicial e muita coisa que a LG adiciona no Android. Mas, ao que parece, vai ficar no versão 9 do sistema, enquanto o G8 Plus aguarda o Android 10 — que pode chegar a qualquer momento, e o Nanobits vai tentar avisar assim que ficar sabendo do update, então participe do grupo do Telegram.

Em questão de atualização, a Motorola é mais confiável, apesar da demora em liberar o 10. A LG opta por entregar apenas os pacotes de segurança mais importantes, ainda por cima. Não acho essa uma boa estratégia.

G8 Plus vs K61: tela LCD, diferença em áudio

O display não traz grande diferença neste embate entre Moto G8 Plus e K61. O modelo da LG tem display maior, claro, mas ambos são LCD, com tonalidades de cores semelhantes. E aí o Moto G8 Plus tem a vantagem de permitir alguns ajustes, apesar de serem só três predefinições disponíveis. Já é algo, dá pra tentar achar uma calibragem que te agrade mais. E o nível de brilho é maior no modelo da Motorola, também. De resto, tudo na mesma: resolução Full HD.

Já o áudio é estéreo no Moto G8 Plus, com um alto falante acima da câmera frontal que serve para o áudio de chamadas e também para você ouvir música e o som de vídeos e jogos. O DTS-X poderia ser uma vantagem no K61, mas o G8 Plus tem o Dolby Atmos, que é basicamente a mesma coisa, oferece aquele som mais imersivo, como se você estivesse no local da ação.

Em multimídia, ambos bons aparelhos. Mas o áudio estéreo pode ser um diferencial para o Moto G8 Plus.

G8 Plus vs K61: potência em um, bateria no outro

Aí entramos em desempenho. O Helio P35 do K61 não fica devendo muito ao Snapdragon 665 do G8 Plus, e ambos entregam desempenho satisfatório pro dia a dia e rodam legal a maior parte dos jogos disponíveis na Play Store. Nesse caso, porém, o G8 Plus talvez fique um pouco à frente porque aguenta gráficos mais pesados sem muito problema, enquanto o K61 apresentou alguns lags mesmo na qualidade gráfica padrão do Asphalt 9.

Se você se importa muito com performance, eu recomendaria ir de G8 Plus. Mas se você quer mais espaço interno de armazenamento e não se incomoda de ter desempenho pouca coisa abaixo, o K61 tá ótimo.

O tempo de uso total é de cerca de um dia para os dois modelos, e talvez o K61 tenha uma pequena vantagem sobre o Moto G8 Plus, mas no geral ambos vão aguentar um dia, talvez até um dia e meio de uso entre moderado e intenso.

Quanto ao carregamento, o G8 Plus até vai mais rápido, mas a diferença é de alguns minutos, apenas. Dá para recarregar o modelo da Motorola em cerca de duas horas, enquanto o da LG vai demorar certamente mais que isso, talvez até chegando a duas horas e meia.

G8 Plus vs K61: muitas câmeras, mas e a qualidade?

K61 na cor branca e Moto G8 Plus na cor cereja // Analu Tortella/Nanobits

Nas câmeras, o K61 tem vantagem numérica porque tem uma a mais. Mas número não é sinônimo de qualidade, né. Bom, não é, mas também não significa que o celular da LG seja, sim, superior em qualidade de fotos. O nível de detalhes é melhor, apesar de o G8 Plus ficar à frente quando você fotografa em ambientes com pouca luz.

Na maior parte das vezes, o K61 vai te entregar o melhor resultado, isso nos três sensores. Lembrando que o G8 Plus fica devendo a câmera macro, e a ultra-wide é uma câmera de ação, serve mais para vídeos. Ou seja, se você gosta de tirar muitas fotos e quer experimentar ângulos e enquadramentos diferentes, o K61 é o melhor aqui. O G8 Plus vai te agradar mais em fotos com pouca luz, e só. E isso mesmo sem ativar o Night Vision! Usando o recurso, aí que suas fotos noturnas ficam bem melhores que as do K61.

Nas selfies, mesma coisa: G8 Plus fica um pouco atrás. Mas não o bastante pra você preferir o K61 só por conta disso.

Qual comprar e onde?

Então, resumindo, parece que o Moto G8 Plus tem mais vantagens que o K61. Este segundo vale mais a pena para quem gosta de tirar muita foto, mas perde em ambientes com pouca luz. E o celular da Motorola costuma ter preço mais baixo, apesar de ter a promoção do Magalu com valor do K61 próximo ao que costumo ver no G8 Plus.

No geral, eu recomendaria o Moto G8 Plus em detrimento do K61. O aparelho da LG é bom, tem mais espaço de armazenamento, tira fotos melhores e até a duração da bateria é melhor. Mas para por aí. De resto, o da Motorola é tão bom quanto ou consideravelmente melhor, como é o caso do áudio, estéreo, a velocidade de recarga e os recursos extras e atualização.

Enfim, nesse momento que estou fazendo o vídeo, o G8 Plus também pode ser encontrado a preço bem mais atraente. É bem capaz que esse cenário mude, e talvez pagar um pouco menos no K61, caso ele venha a ficar mais barato, pode ser uma boa.

Os links abaixo também são do Nanobits, e comprando por eles, você ajuda o site. Não é apenas propaganda, é uma maneira de você buscar os melhores preços disponíveis, em lojas confiáveis 🙂

Vantagem de cada um

No fim das contas, são pequenos detalhes que diferenciam os dois, mas a experiência geral vai ser legal com qualquer um. Não é a toa que a linha Moto G popularizou tanto, né? Ainda entrega um bom custo benefício, ainda mais quando a gente compara com modelos da mesma faixa de preço ou com características próximas.

  • Moto G8 Plus
    • Desempenho
    • Foto com pouca luz
    • Atualizações de sistema
    • Áudio estéreo
  • LG K61
    • Duração da bateria
    • Câmera no geral
    • Espaço para 2 chips + 1 micro SD
    • 128 GB de armazenamento

E aí, decidiu qual dos dois vai ser o seu celular? Conta nos comentários. E me segue no Instagram e Twitter e entra no grupo do Telegram para conversar mais sobre tecnologia.