A Qualcomm oficializou o seu novo chip topo de linha para dispositivos Android na quarta-feira, 24. O Snapdragon 8 Elite Gen 5 tem promessa de ganho de 20% em CPU e até 23% em GPU quando comparado a seu antecessor, o Snapdragon 8 Elite. Na esteira no anúncio, várias fabricantes já confirmaram o uso da plataforma em seus próximos lançamentos premium.
A Realme já prometeu que seu GT 8 Pro será o primeiro smartphone com o chip a chegar ao Brasil. A Xiaomi já lançou a série 17 com o processador na China. Além delas, outras fabricantes como a Honor e a Vivo Mobile, além da submarca Poco, também confirmaram que lançarão dispositivos com o SoC em breve. Outras empresas que não têm representação no Brasil — por ora — também estão na lista.
Honor: celular e tablet com Snapdragon 8 Elite Gen 5
A Honor lançará as séries Magic 8 e Pad 3 Pro na China em outubro. A empresa já confirmou em suas redes sociais que haverá modelos com o novo chip da Qualcomm. Além disso, a fabricante chinesa aproveitou para revelar o design de seu próximo celular topo de linha.
O Honor Magic 8 tem módulo de câmera circular com três sensores de câmera e um quarto espaço que não está claro pelas fotos se é outro sensor. O smartphone tem os botòes de volume e energia mais ou menos na altura que a maioria dos celulares tem hoje em dia, no lado direito. E um outro botão mais abaixo, próximo à linha de antena inferior.
A linha deve ter quatro modelos: Honor Magic 8, Magic 8 Pro, Magic 8 Mini e Magic 8 Ultra. Não há menção a um Magic 8 Lite até o momento, apesar de tanto o Magic 6 Lite quanto o Magic 7 Lite terem sido lançados no Brasil.
Já o Honor Pad Pro 3 foi mostrado em uma cor bege, com o módulo de câmeras quadrado na parte superior, próximo ao lado esquerdo da traseira.
Poco: celular com Snapdragon 8 Elite Gen 5 em breve
Já a Poco anunciou em suas redes sociais que “o smartphone flagship de nova geração” da marca será equipado com o chip da Qualcomm. “Fique ligado”, diz a imagem, que traz apenas a plataforma topo de linha, sem dicas para o design do aparelho.
É muito provável que o celular em questão seja o Poco F8. Rumores apontam que o aparelho será uma versão global do Redmi K90, que também não foi lançado na China, ainda.
Todas as informações sobre esses dispositivos são fruto de vazamentos. De acordo com eles, a tela LTPS OLED tem 6,59 polegadas com resolução 2K e taxa de atualização de 120 Hz. O leitor de impressão digital ultrassônico fica sob o display. Além do Snapdragon 8 Elite Gen 5, o aparelho também deve ter bateira com 7.100 mAh e carregamento de 100 W.
Redmagic 11 Pro: celular gamer com Snapdragon 8 Elite Gen 5
Outro aparelho que tem grandes chances de desembarcar oficialmente no Brasil e já está confirmado com o novo chip da Qualcomm é o Redmagic 11 Pro. A marca de smartphones gamer da Nubia lançou há pouco tempo o Redmagic 10 Pro por aqui, então podemos aguardar que seu sucessor também seja vendido no país.
O 11 Pro está previsto para chegar ao mercado inicialmente em outubro. A Redmagic demora algumas semanas para lançar os modelos globais no Brasil, mas é possível que o novo celular gamer tenha vendas iniciadas por aqui ainda este ano.
A Nubia também deve lançar o Z80 Ultra com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, mas esse modelo não deve chegar ao nosso país.
Vivo: smartphone terá Snapdragon 8 Elite Gen 5
A Vivo Mobile, empresa-mãe da Jovi, também confirmou o uso da nova plataforma da Qualcomm em um smartphone a ser lançado em breve. A gigante chinesa não detalhou que modelo ou qual série trará o chip topo de linha
De acordo com rumores — e com a geração anterior — a possibilidade é que o X300 Ultra seja equipado com o Snapdragon 8 Elite Gen 5. O celular também é esperado como o primeiro smartphone do mundo a trazer dois sensores de 200 MP em seu conjunto fotográfico.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.