Trump ameaça Apple com 25% de taxas para iPhone feito fora dos Estados Unidos

O presidente Donald Trump não quer dar o braço a torcer com a produção de iPhone de volta aos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, 23, ele postou em seu perfil da rede social Truth que pretende impor taxas de “ao menos 25%” em iPhone fabricado fora do país.

“Eu já informei o Tim Cook da Apple faz tempo que esperava que seus iPhones que serão vendidos nos Estados Unidos serão fabricados e montados nos Estados Unidos, não Índia, ou qualquer outro lugar. Se esse não for o caso EUA.”

A Apple não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas o mercado reagiu: ações da empresa caíram 2,5% na abertura da bolsa de valores. Após uma semana já bastante ruim, os papéis da companhia ficaram em cerca de US$ 196 neste início de sexta-feira.

Além das fábricas na China, a Foxconn — empresa parceira da Apple na montagem do iPhone — tem plantas na Índia, Vietnã e Brasil. A Maçã já transferiu parte da produção chinesa para os outros países asiáticos, mas o movimento não agradou ao presidente dos EUA, quer quer porque quer a produção dos celulares em território estadounidense.

É verdade que 25% não é tão ruim quanto as tarifas que Trump pretende aplicar nos produtos chineses, mas ainda assim representa um aumento nos custos do iPhone. Se a Apple optar por absorver o prejuízo, seu lucro obviamente cai de maneira significativa. E, se aumentar o preço para o consumidor, pode perder vendas.

Para voltar a fabricar produtos nos EUA, a Apple precisa investir em novas fábricas e respeitar as leis trabalhistas locais, além de precisar de um tempo para ser posto em prática. Os custos de produção ficarão mais altos por diversos motivos, entre eles o salário pago aos trabalhadores. É uma situação em que não tem como não perder.

Tim Cook já expressou preocupação com a possibilidade do aumento no preço do iPhone por conta das tarifas de Trump. Durante a apresentação da receita do primeiro trimestre de 2025, no início de maio, o presidente da companhia disse que as taxas então em vigor representariam uma perda de US$ 900 milhões à empresa. E isso apenas no trimestre atual.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: Trump/Truth, via 9To5Mac