O Instagram começou a esconder as curtidas em julho de 2019. Ou seja, as postagens na rede social não mostram mais o número total de likes recebidos. O que gerou uma revolta geral de influenciadores, youtubers e usuários, que foram às redes sociais protestar contra a medida. Nos próximos parágrafos, você vai entender por que o Instagram tirou as curtidas e vai aprender como ver a quantidade de likes dos seus posts.
Por que Instagram tirou as curtidas?
Na realidade, a rede social só deixou um pouco mais escondido o total de curtidas nas suas fotos ou vídeos. Em vez de mostrar o número para qualquer pessoa, aparece apenas um ou dois seguidores que deixaram o coraçãozinho seguido da frase “e outros curtiram”. Cada um vê alguns perfis e essa mensagem nas fotos de todos. Ao tocar na mensagem, somos levados a uma página com a lista de pessoas que curtiram a foto.
Isso foi feito, segundo a plataforma, para incentivar interações mais positivas, para proporcionar uma rede mais saudável. Em tese, e um estudo rápido feito pela rede social reforça isso, o fato de ninguém ver o número de curtidas torna as postagens e comentários na rede mais naturais e saudáveis, em vez de serem apenas uma busca por curtidas.
A companhia destaca que o objetivo da mudança é diminuir a competitividade (muitos buscam o sucesso na plataforma e a encaram como um concurso de popularidade) e combater o bullying. Com a eliminação dessa métrica, então, espera-se que os visitantes se concentrem mais nas fotos e nos vídeos compartilhados do que na popularidade das publicações.
Roseli Andrion, em matéria do Olhar Digital
Veja as curtidas das suas postagens no Instagram
Um dos argumentos contrários à medida foi de que ela “vai atrapalhar a mensurar o alcance de uma conta”. Mas isso não é verdade, uma vez que ainda é possível ver quantas pessoas curtiram suas publicações. Só ficou mais difícil. Para descobrir quantas curtidas suas publicação conquistou, é só seguir o passo a passo abaixo.
Como ver as curtidas de uma postagem no Instagram
- Abra o Instagram e vá até o seu perfil
Uma etapa bem simples. Você encontra um atalho para o seu perfil no canto inferior direito da tela, onde a seta aponta na imagem abaixo
- Toque na publicação que você quer ver o número de curtidas
Para abrir a foto em tamanho maior. Se você chegar à publicação por outro meio, como na sua linha do tempo mesmo, é só pular para o próximo passo
- Aqui vai depender do seu tipo de conta na rede social
– Para contas padrão, é só tocar no “Curtido por” para ver o número total (foto 1)
– Para contas comerciais ou de criadores de conteúdo, tem um link ‘Mais informações’ abaixo da postagem (foto 2)Independente do seu tipo de perfil, o link fica logo abaixo da foto. Ao tocar nele, vai abrir o número de curtidas da sua publicação no Instagram
- O número de curtidas, comentários e outras informações aparecem logo de cara
– Se o seu perfil for padrão, vai aparecer uma nova janela com o número de curtidas e a lista de todo mundo que deu o like (foto 1)
– Se o seu perfil for comercial ou criador de conteúdo, uma nova aba vai aparecer no canto inferior da tela (foto 2) - Contas comerciais ou de criador de conteúdo podem ver ainda mais detalhes arrastando o pop-up para cima
Há informações mais detalhadas neste pop-up. Reforçando que é só para contas comerciais ou de criadores de conteúdo!
Tirou as curtidas, mas não é bem assim
A ideia era tentar reduzir a corrida por likes e as publicações unicamente com o intuito de mostrar quantos corações um perfil consegue. Claro que, no fundo, não vai fazer tanta diferença, uma vez que cada um ainda pode ver quantas curtidas alcançou e pode, assim, pensar nas postagens que mais agradam seu público.
Na realidade, quando o Instagram tirou as curtidas queria evitar o bullying quando aquela sua foto “flopa”, ou que alguém fique competindo com os outros quem consegue mais curtidas. Sem que o número seja público, já inibe um pouco esse comportamento, ao menos.
- SEM CUSTOS! Jogos e aplicativos gratuitos na Play Store
- Como escrever texto em negrito no WhatsApp (também itálico e outros)
Se quiser me seguir no Instagram, é só clicar aqui. Também é possível me seguir no Twitter, além de participar do grupo do Nanobits no Telegram.