A partir desta terça-feira, 16, a Meta começa oficialmente a coletar e usar dados dos usuários brasileiros presentes no Instagram, Facebook e Threads para treinar inteligência artificial. Se você não quer que sua imagem alimente o banco de dados da empresa, é preciso agir, e a boa notícia é que o processo é bem simples e rápido.
Embora a companhia afirme que o processo de oposição pode ser feito pelas configurações do aplicativo, o caminho é longo e muitas vezes confuso. Para facilitar, o Nanobits traz o link direto para o formulário de oposição.
Um detalhe importante: só é preciso preencher o formulário uma vez caso o seu perfil do Facebook esteja vinculado ao do Instagram na Central de Contas. O sistema identifica a conexão e aplica a proteção para ambos.
Caso contrário — se suas contas não forem vinculadas —, será necessário enviar o pedido duas vezes (uma para cada rede) ou mais, dependendo de quantos perfis isolados você mantém.
O link direto!
🔗 Acesse o Formulário de Direito de Oposição da Meta com uma conta do Facebook
🔗 Acesse o Formulário de Direito de Oposição da Meta com uma conta do Instagram
Ao preencher este documento, você exerce seu direito previsto na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e proíbe a Meta de usar o conteúdo que você posta no Instagram e no Facebook para aperfeiçoar a IA deles.
Como preencher
O processo é rápido, mas exige atenção a um detalhe de segurança:
- País de residência: selecione “Brasil”.
- Email: insira o mesmo email vinculado à sua conta.
- Justificativa: no campo “Diga-nos como esse processamento afeta você”, seja direto. Uma frase simples funciona:
“Exerço meu direito de oposição ao tratamento dos meus dados pessoais para treinamento de IA.” - Código: ao clicar em enviar, a Meta mandará um código numérico para o seu email. Não feche a página. copie o código, cole no campo de confirmação e finalize.
Se tudo der certo, você receberá um email quase instantâneo confirmando que a empresa acatou sua solicitação. Infelizmente, é necessário ter acesso ao email vinculado à sua conta para realizar o processo. Se tiver perdido esse login, é a hora de recuperar.
E o WhatsApp?
Este procedimento não se aplica às conversas com a Meta AI, o robô que fica dentro do WhatsApp. O Nanobits tem um tutorial específico para entender como limitar a coleta de dados no mensageiro e impedir o uso de seus dados.
A recomendação aqui é realizar os dois procedimentos para garantir a máxima privacidade possível dentro do ecossistema da Meta.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.

