Se o seu telefone toca várias vezes ao dia com ofertas de planos de internet ou empréstimo consignado, existe uma solução oficial e gratuita para resolver o problema. A plataforma Não Me Perturbe encerrou o ano de 2025 com um recorde de 14,2 milhões de telefones cadastrados, e é a principal ferramenta do brasileiro contra o assédio telefônico.
O serviço, gerido pelas empresas de telecomunicações e regulado pela Anatel, permite que qualquer pessoa inclua seu número em uma lista proibida. Após o cadastro, as empresas participantes são obrigadas a parar de realizar chamadas de vendas para aquele terminal.
Os dados mais recentes mostram que a procura pelo silêncio aumentou: foram quase 2 milhões de novos cadastros apenas no último ano. O estado de São Paulo lidera o ranking de bloqueios, com 6,3 milhões de cadastrados, seguido por Minas Gerais e Paraná. Já o Distrito Federal tem a maior densidade de usuários: quase 10% de todos os telefones de Brasília estão blindados pela plataforma.
Passo a passo: como bloquear chamadas indesejadas
O cadastro é rápido e vale tanto para linhas fixas quanto móveis. Veja como fazer:
- Acesse o site oficial: entre em naomeperturbe.com.br.
- Crie seu login: clique em ‘Quero me cadastrar’ no topo da tela, preencha seus dados básicos e crie uma senha.
- Valide a conta: você receberá um e-mail de confirmação. Clique no link enviado para ativar seu usuário.
- Solicite o bloqueio: faça o login no site e clique na opção ‘Solicitar Bloqueio’.
- Insira o telefone: digite o número que você deseja proteger, com DDD.
- Selecione as empresas: você verá uma lista de prestadoras e bancos. A recomendação é marcar a opção ‘Todas’ em ambos os campos para garantir o bloqueio total.
- Confirme: clique em ‘Cadastrar’ e guarde o comprovante.
Quanto tempo demora?
O bloqueio não é imediato. As empresas têm um prazo legal de até 30 dias para atualizar seus sistemas de discagem. Se após esse período você ainda receber ofertas das empresas bloqueadas, é possível abrir uma reclamação diretamente no site da plataforma ou no Procon.
Porém, tenha em mente que o Não Me Perturbe não bloqueia todo tipo de contato de telemarketing, infelizmente. Entenda abaixo como ele funciona para saber se o assédio que vem recebendo está coberto pela plataforma — e eu recomendo pedir o bloqueio independentemente disso.
O que o serviço bloqueia?
É importante alinhar a expectativa. O Não Me Perturbe foi criado especificamente para barrar ligações de vendas, o chamado telemarketing ativo, de dois setores principais:
- Telecomunicações: ofertas de telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura.
- Instituições financeiras: ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado.
Desde setembro de 2025, as regras ficaram mais rígidas e a obrigatoriedade de respeitar a lista foi reforçada pela Anatel.
O que o Não Me Perturbe NÃO resolve?
Muitos usuários reclamam que as ligações continuam, mas muitas vezes a origem da chamada está fora do escopo da plataforma. O serviço não bloqueia:
- Ligações de cobrança de dívidas.
- Pesquisas de opinião e chamadas políticas.
- Instituições de caridade e ONGs.
- Vendas de planos de saúde ou seguros privados.
Para esses casos — ou se você quiser descobrir quem é o dono do número que te liga insistentemente — a Anatel recomenda o uso da ferramenta Qual Empresa Me Ligou, que permite identificar o CNPJ por trás da chamada abusiva.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.

