A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 5, no Galaxy Unpacked 2020, sua mais nova linha de produtos premium, com cinco grandes novidades oficializadas durante o Galaxy Unpacked. Foram dois modelos da série Note, os Note 20 e Note 20 Ultra, além de dois relógios Galaxy Watch 3, o fone de ouvido Galaxy Buds Live, os novos Tab S7 e Tab S7 Plus. Além da estrela do evento, que foi o Z Fold 2. Confira um resumo de tudo aqui nesse texto.
Todos os produtos foram anunciados globalmente, e ao menos a maior parte deles será lançada também aqui no Brasil, em breve.
Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra
Os novos topo de linha da Samsung chegam com design alterado e melhorias nas especificações técnicas. O Galaxy Note 20 tradicional traz acabamento em policarbonato reforçado, com um módulo retangular no canto esquerdo que guarda as três câmeras traseiras e o flash de LED. Na frente, vemos uma tela plana pela primeira vez desde o Galaxy Note 5, com um furo no topo da tela, de maneira centralizada.
Entre os destaques, vemos a tela de 6,7 polegadas com tecnologia Super AMOLED Plus, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 60 Hz, apenas. É a mesma tela vista no Galaxy A71 e Galaxy S10 Lite. Em seu interior, o modelo brasileiro do celular traz a plataforma Exynos 990, 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento interno.
A câmera principal é de 12 MP, com uma secundária ultra grande angular também de 12 MP e uma para zoom óptico 3x de 64 MP. Por outro lado, na frente, vemos uma câmera de 10 MP. A bateria é de 4300 mAh.
Subindo o nível, o Galaxy Note 20 Ultra traz acabamento em vidro com proteção Gorilla Glass Victus e um módulo gigantesco para as três câmeras traseiras, flash de LED e emissor de infravermelho para o foco. Internamente, o modelo brasileiro tem o mesmo hardware, mas conta com uma versão de 12 GB de memória RAM, junto de 256 ou 512 GB de espaço para armazenamento interno.
Na frente, uma tela curvada como a do Galaxy S20 Ultra, também com um furo centralizado. O painel tem 6,9 polegadas com resolução WQHD+, com tecnologia Dynamic AMOLED e taxa de atualização de 120 Hz, mas que só pode ser habilitada quando o aparelho está com a tela configurada em Full HD+.
Falando de câmeras, vemos que a Samsung adicionou no Note 20 Ultra uma câmera principal de 108 MP, junto de uma ultra grande angular de 12 MP, e uma para zoom óptico de 5x também de 12 MP. Na frente, temos a mesma câmera frontal de 10 MP do irmão menor. A bateria é um pouco maior, sendo de 4500 mAh.
Ainda não temos uma data para a chegada da dupla ao Brasil, nem os seus preços oficiais. Por isso, teremos que aguardar por novas informações. Um detalhe interessante é que os dispositivos chegarão por aqui com suporte a 5G, semelhante ao que a Motorola fez com os Edge e Edge Plus.
Basicamente, as operadoras começarão a oferecer o 5G por meio da tecnologia DSS, onde a frequência é compartilhada com o 4G, e os modelos farão uso disso para acessar a nova conexão de internet.
Galaxy Z Fold 2
O Galaxy Z Fold 2 é o sucessor do Galaxy Fold do ano passado e se mostra como uma versão corrigida do primeiro modelo em basicamente todos os aspectos. Infelizmente pouco foi revelado além do seu design, como por exemplo a informação de que sua bateria será de 4.500 mAh.
No design, inclusive, vemos que o módulo de câmera é praticamente o mesmo do Galaxy Note 20, mas uma das maiores evoluções esta na tela externa, que agora entrega um tamanho bem maior quando comparado com a do antecessor. Além disso, o notch largo na parte interna foi substituída por um furo no lado direito do painel. O aparelho está muito melhor acabado agora, sem aquele ar de protótipo que o primeiro Fold deixou.
Outras informações sobre o celular ficaram prometidas para o dia 1º de setembro, quando começa a pré-venda dele. Ou seja, somente lá saberemos o seu preço e outras especificações técnicas. O dispositivo será disponibilizado nas cores Mystic Bronze e Mystic Black, ou seja, bronze e preto.
Galaxy Tab S7 e Galaxy Tab S7 Plus
A Samsung agora trouxe dois modelos para sua linha premium de tablets, ambos com design parecido. A diferença é que o modelo Plus é um pouco maior. Ambos possuem telas com bordas bastante finas, com leitor de impressões digitais na lateral, e acabamento traseiro em alumínio.
O Tab S7 traz uma tela LTPS de 11 polegadas com resolução WQXGA, que é um pouco maior que o Quad HD+, com suporte a taxa de atualização de 120 Hz. Por outro lado, o irmão maior tem tela Super AMOLED de 12,4 polegadas com resolução WQXGA+, também com taxa de atualização de 120 Hz.
Ambos oferecem conexão 5G e possuem o Qualcomm Snapdragon 865 Plus como chipset, aliado a 6 ou 8 GB de RAM, com 128 ou 256 GB de espaço para armazenamento interno. A bateria é de 8.000 mAh no Tab S7 padrão e 10.090 mAh no Tab S7 Plus. As câmeras também são iguais, sendo a principal de 13 MP, aliado a uma ultra grande angular de 5 MP. Na frente, uma câmera de 8 MP.
Os dois serão oferecidos nas cores Mystic Black, Mystic Silver e Mystic Bronze. Infelizmente não temos informações de sobre quando chegarão ao Brasil, nem preços. Vamos aguardar por novidades.
Galaxy Watch 3
Voltando às origens, a Samsung largou mão da linha Galaxy Watch Active e voltou ao Watch tradicional, com aparência de relógio suíço que possivelmente vai atrair alguns consumidores que não querem o Apple Watch por conta do visual diferentão. O modelo de 45 mm está 14% mais fino, 8% menor e 15% mais leve que o de 44 mm. A empresa não divulgou a diferença entre o modelo novo de 41 mm e o de 40 mm antigo.
A coroa física giratória está de volta, e quanto aos recursos, está prometido até o final deste ano a medição de oxigênio no sangue (SpO2), “para fins de condicionamento físico e bem-estar”, pontua a empresa, deixando claro que um gadget não substitui aparelhos médicos. Também vai oferecer monitoramento da pressão arterial (PA) e leituras de eletrocardiograma (ECG) em mercados onde esses recursos foram autorizados (no Brasil, depende da Anvisa, que recentemente liberou o ECG no Apple Watch).
Outro recurso já presente no concorrente da Apple é a detecção de quedas, que manda um alerta para contatos próximos no caso de não receber resposta do usuário quando notar que ele pode ter caído. Além disso, o relógio tem acompanhamento de exercícios físicos. E é compatível com uma série de dispositivos celulares, tablets e afins. Além de ter resistência 5 ATM e IP68 e a certificação MIL-STD-810G.
O Galaxy Watch 3 está disponível em 41 mm, nas cores Mystic Bronze e Mystic Silver, e 45 mm, nas cores Mystic Silver e Mystic Black, ambos nas variantes LTE e Bluetooth. Globalmente, a partir de 21 de agosto. Sem previsão para o lançamento no Brasil, por enquanto.
Galaxy Buds Live
Entrando na categoria dos vestíveis, um produto que se mistura com fone de ouvido é o Galaxy Buds Live. Um fone True Wireless Stereo (TWS) que traz cancelamento de ruído ativo, os fones possuem formato que lembra um grão de feijão. Diferente dos Buds e Buds Plus, os Buds Live não possuem ponteiras que entram no canal auditivo. Por um lado, pode agradar alguns usuários, como eu (Felipe), enquanto por outro os torna mais propensos a cair da orelha. Ou seja, nada de usar para praticar exercícios físicos.
De acordo com a Samsung, cada lado possui um alto-falante de 12 mm e duto de graves, o áudio soa profundo e rico, “permitindo que você curta a música da maneira que o artista pretendia”. Além disso, cada lado tem três microfones e uma unidade de captação de voz. E tudo isso com qualidade de som AKG.
Assim como o relógio, o fone de ouvido estará disponível em países selecionados a partir de quinta-feira, 6 de agosto, “e serão expandidos para mais mercados gradualmente”. O Buds Live terá três opções de cores: Mystic Bronze, Mystic White e Mystic Black.
Texto escrito em dupla por Gustavo e Felipe.