Boas vindas ao Nanobits, um site sem publicidade, sem pop ups chatos e sem vídeo que reproduz sozinho. Já está carregado. Boa leitura!

Recebeu e-mail de troca de senha? Vazamento do Instagram expõe 17 milhões de contas

Uma onda recente de e-mails não solicitados de redefinição de senha do Instagram assustou usuários nos últimos dias e a causa provável acaba de vir à tona. A empresa de segurança digital Malwarebytes alertou em seu perfil na rede social X que “cibercriminosos roubaram informações sensíveis de 17,5 milhões de contas” da plataforma da Meta. O vazamento inclui nomes de usuário, endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail.

Muita gente relatou nas redes sociais ter recebido email oficial do Instagram sobre um pedido de reset de senha sem ter solicitado. Eu mesmo recebi nos últimos dois dias. Esse comportamento sugere que scripts automatizados utilizaram a base de dados vazada para validar quais contas estão ativas ou tentar forçar o acesso.

Recebi o email, e agora?

Antes de tudo, não entre em pânico: receber essa mensagem não significa que invadiram sua conta. A recomendação é ignorar e excluir qualquer pedido de redefinição que você não solicitou. Jamais clique nos botões ou links contidos nessas mensagens.

O alerta chega provavelmente porque seu e-mail ou nome de usuário consta na lista dos criminosos. O ataque automatizado solicita a troca de credenciais na esperança de que a vítima aja por impulso ou confusão. Se houver dúvida sobre a veracidade, abra o aplicativo do Instagram e confira as notificações nas configurações de segurança.

Já que você está com o app aberto para se proteger, aproveite para seguir o @nanobits.tv.br e receber alertas de tecnologia e segurança em primeira mão.

Se quiser, você pode aumentar a segurança de sua conta. Para isso, você pode ativar a autenticação em dois fatores, que inclui um passo extra na hora de fazer o login.

Como ativar a autenticação em dois fatores

A barreira mais eficaz contra esse tipo de ataque é a autenticação em dois fatores. Esse recurso exige um código extra além da senha para acessar o perfil e impede que hackers entrem na conta mesmo que descubram sua credencial principal.

Siga o passo a passo abaixo para blindar seu Instagram agora mesmo:

  1. Abra o aplicativo e toque na sua foto de perfil no canto inferior direito.
  2. Toque no menu de três linhas no canto superior direito e selecione Configurações e privacidade.
  3. Entre na Central de Contas da Meta.
  4. Selecione a opção Senha e segurança.
  5. Toque em Autenticação de dois fatores e escolha sua conta do Instagram.
  6. Escolha o método de segurança. A opção App de autenticação é mais segura que o SMS.
  7. Siga as instruções na tela para vincular um app como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator.

Após ativar o recurso, o Instagram fornecerá códigos de reserva. Anote esses números e guarde em local seguro fora do celular, pois eles serão sua única salvação caso você perca o acesso ao aparelho telefônico.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.