Odeia IA? TikTok terá controle para esconder esse tipo de conteúdo do feed

Enquanto o diVine surge como plataforma de vídeos muito curtos com bloqueio contra conteúdo gerado por inteligência artificial, o TikTok vai um pouco além e dá o controle nas mãos de cada usuário. A plataforma anunciou, nesta quarta-feira, 19, que o controle de tópicos do app incluirá conteúdo de IA.

A solução deve agradar pelo menos uma grande parte dos usuários da rede social, que poderão ver menos coisas geradas com IA ou praticamente só conteúdo de IA em seus feeds. A plataforma não se declara contra o uso de ferramentas generativas, mas entende que cada um deve escolher se esse tipo de conteúdo lhe interessa.

No TikTok, acreditamos que a IA pode transformar a maneira como as pessoas compartilham sua criatividade, descobrem novas paixões, e ficam seguras em nossa plataforma, quando usada com transparência e responsabilidade. Por isso investimos em experiências com IA que criam valor para nossa comunidade, enquanto desenvolvemos ferramentas de transparência para identificar, moldar e compreender o conteúdo gerado por IA (CGIA).

Segundo a rede social, nas próximas semanas será iniciado um teste com a opção de CGIA no controle de tópicos do app. Esse recurso já existe para vários assuntos, como artes criativas, dança, moda e beleza, alimentos e bebidas e vários outros. Para acessar, é só acessar o caminho Configurações e privacidade > Preferências de conteúdo > Gerenciar tópicos.

Cada assunto tem uma barra que você pode manter no padrão, centralizado, reduzir ou aumentar a frequência, ao deslizar para a esquerda ou direita, respectivamente. Dá para entender melhor na imagem abaixo, que já mostra a opção de conteúdo gerado por IA.

Gerenciar tópicos no TikTok terá barra para conteúdo gerado por IA
Gerenciar tópicos no TikTok terá barra para conteúdo gerado por IA (Divulgação/TikTok)

Essa opção é excelente para reduzir a quantidade de vídeos alterados ou totalmente gerados por IA que muita gente prefere não ver em suas redes sociais. É um caminho diferente da Meta, por exemplo, que quer destacar CGIA cada vez mais.

O teste para reduzir ou aumentar o conteúdo gerado por IA no TikTok começará nas próximas semanas. A plataforma também começará a incluir marcas d’água em conteúdo criado ou editado em suas próprias ferramentas que tenham usado IA, assim como em produções enviadas com credenciais C2PA.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.