Enquanto o diVine surge como plataforma de vídeos muito curtos com bloqueio contra conteúdo gerado por inteligência artificial, o TikTok vai um pouco além e dá o controle nas mãos de cada usuário. A plataforma anunciou, nesta quarta-feira, 19, que o controle de tópicos do app incluirá conteúdo de IA.
A solução deve agradar pelo menos uma grande parte dos usuários da rede social, que poderão ver menos coisas geradas com IA ou praticamente só conteúdo de IA em seus feeds. A plataforma não se declara contra o uso de ferramentas generativas, mas entende que cada um deve escolher se esse tipo de conteúdo lhe interessa.
No TikTok, acreditamos que a IA pode transformar a maneira como as pessoas compartilham sua criatividade, descobrem novas paixões, e ficam seguras em nossa plataforma, quando usada com transparência e responsabilidade. Por isso investimos em experiências com IA que criam valor para nossa comunidade, enquanto desenvolvemos ferramentas de transparência para identificar, moldar e compreender o conteúdo gerado por IA (CGIA).
Segundo a rede social, nas próximas semanas será iniciado um teste com a opção de CGIA no controle de tópicos do app. Esse recurso já existe para vários assuntos, como artes criativas, dança, moda e beleza, alimentos e bebidas e vários outros. Para acessar, é só acessar o caminho Configurações e privacidade > Preferências de conteúdo > Gerenciar tópicos.
Cada assunto tem uma barra que você pode manter no padrão, centralizado, reduzir ou aumentar a frequência, ao deslizar para a esquerda ou direita, respectivamente. Dá para entender melhor na imagem abaixo, que já mostra a opção de conteúdo gerado por IA.

Essa opção é excelente para reduzir a quantidade de vídeos alterados ou totalmente gerados por IA que muita gente prefere não ver em suas redes sociais. É um caminho diferente da Meta, por exemplo, que quer destacar CGIA cada vez mais.
O teste para reduzir ou aumentar o conteúdo gerado por IA no TikTok começará nas próximas semanas. A plataforma também começará a incluir marcas d’água em conteúdo criado ou editado em suas próprias ferramentas que tenham usado IA, assim como em produções enviadas com credenciais C2PA.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.

