Threads finalmente inclui pausa nos vídeos e mais controles para você

Não sei qual é o problema da Meta com controles de reprodução de vídeos em suas redes, mas ao menos uma delas finalmente tem um reprodutor de mídia minimamente decente. O Threads agora finalmente permite que você pause, avance e retroceda vídeos. O microblog também tem novidades no controle do seu feed e quem pode interagir com suas publicações.

Um desenho de um celular no app do Substack com objetos "de escritor"(caneca de café, óculos, lápis, papeis) Substack promete defender escritores estrangeiros perseguidos nos EUA 01/04/2025 | - Plataforma de newsletters cita caso de aluna presa supostamente por defender desinvestimento de empresas ligadas a Israel
Montagem do Facebook anunciando "seus amigos, todos em um só lugar" Facebook lança aba “Amigos” para quem está de saco cheio de algoritmo 28/03/2025 | - Disponível apenas para usuários de Estados Unidos e Canadá, nova aba remove todo conteúdo sugerido para focar nas atualizações de seus amigos

As novidades foram anunciadas pela plataforma nesta quinta-feira, 20. Os recursos ainda não estão disponíveis para todos os usuários, e devem ser liberados aos poucos. Eu testei na minha conta aqui e ainda não recebi nenhuma das novas funcionalidades.

Lançado em 5 de julho de 2023, o Threads rapidamente se tornou um Twitter da Meta, ou seja, um microblog com as mesmas chatices de Facebook e Instagram, especialmente no quesito notificações. E linha do tempo não-cronológica, com foco no algoritmo horroroso que nunca sabe de verdade o que realmente interessa numa rede social.

Antes tarde do que nunca, agora o microblog tem novas funcionalidades que aumentam um pouco o controle do usuário sobre seu perfil e o que ele vê ao acessar o app. Mais especificamente, agora você pode usar o feed Seguindo como padrão.

Sim, porque até hoje você tinha que trocar do feed Para você sempre que abria o app ou o site. Esta é uma timeline alimentada a partir de um algoritmo que tenta adivinhar o que você quer ver na rede social. O feed Seguindo mostra as publicações de quem você segue em ordem cronológica — que, a meu ver, faz mais sentido em um microblog. É possível escolher qualquer outro feed como padrão.

Pause, avança ou retroceda vídeos

Algo que parece muito óbvio, mas a Meta insiste em não oferecer, é o controle de reprodução de mídias. Principalmente vídeos, sendo o Facebook a única rede da empresa a ter um bom reprodutor de vídeos. O Threads era o pior, porque nem pausar era possível. Agora, finalmente, o microblog tem controle melhor até do que o Instagram (que só permite pausar).

Agora é possível pausar, pular ou voltar 10 segundos e até controlar vídeos no microblog por uma barra de progresso. Funcionalidades que parecem naturais, mas que a empresa de Mark Zuckerberg dá pouca ou nenhuma importância.

Nova opção de quem pode responder ou citar publicações

O Threads já tinha uma funcionalidade existente também no Twitter desde antes da venda e mudança de nome. Ao fazer um novo thread, você pode escolher quem pode responder e citar a publicação, sendo que até recentemente as opções eram todos, perfis que você segue e perfis mencionados.

A nova opção é a de limitar para quem segue você. O Bluesky adicionou essa mesma opção há algum tempo, mas na rede da borboleta azul este recurso é um pouco mais poderoso, pois vocÊ pode combinar duas ou mais opções entre usuários mencionados, usuários que você segue e seus seguidores.

Seja como for, novas opções de limitar interações são sempre bem vindas, especialmente em microblogs. Essas redes como Twitter, Threads, Bluesky e afins, baseadas primariamente em textos curtos, são excelentes para conhecer e se conectar com pessoas a partir de seus interesses. Mas, infelizmente, é comum aparecerem perfis meio esquisitos com papos estranhos. Com a limitação, você controle melhor quem pode responder a publicação, evitando alguns perfis.

Tópicos na bio

Outras novidades no microblog da Meta são os tópicos na bio. A rede social está testando permitir ao usuário incluir até 10 tipos de assuntos de interesse em sua descrição. Além disso, você poderá receber sugestões de assuntos em tendência para incluir em suas publicações. Segundo a Meta, “publicações com tópicos marcados geralmente recebem mais visualizações do que aqueles sem tag”. Assim, ao incluir uma marcação, você pode ampliar seu alcance.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, no Twitter e no Telegram. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: Meta

Deixe uma resposta