Signal ganha popularidade após escândalo no governo dos EUA

O aplicativo de mensagens criptografadas Signal ganhou atenção após um vazamento de conversas sensíveis do governo dos EUA. O número de downloads do mensageiro tanto nos Estados Unidos como no Iêmen aumentaram em mais de 40% após o escândalo.

Tela de um celular com os mensageiros WhatsApp, Telegram e Signal Telegram perde usuários no Brasil enquanto WhatsApp segue em alta 03/03/2025 | - Estudo realizado com mais de 2000 brasileiros mostra que WhatsApp está em 99% dos celulares do país, enquanto Telegram enfrenta queda forte
Signal como desfocar rostos em fotos Signal agora desfoca rosto em fotos com apenas dois toques na tela 05/06/2020 | - Mensageiro Signal disponibilizou uma nova ferramenta que borra rostos em fotos de maneira rápida e fácil; veja como desfocar fotos no aplicativo!

O caso envolve o editor-chefe do site The Atlantic, Jeffrey Goldberg, que foi incluído por acidente em um grupo do alto escalão do governo Trump que discutia ataques aos Hutis, no Iêmen. O erro foi humano, não do app, que ainda é considerado um dos mais seguros do mundo para trocar mensagens. O grupo tinha nomes importantes como o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Defesa Peter Hegseth.

Goldberg só revelou o erro depois que os ataques se concretizaram, pois até então ele estava em dúvidas se aquilo era algum tipo de pegadinha. Foi apenas na segunda-feira, 24, que ele publicou uma reportagem com as mensagens em que as autoridades planejaram os ataques em detalhes, incluindo horário e até mesmo o tipo de armas e aeronaves a serem utilizadas.

Depois da reportagem, os downloads do Signal aumentaram globalmente em 28% nas lojas App Store e Google Play, em comparação com a média diária dos últimos 30 dias. Nos EUA, o aumento foi de 45%, enquanto no Iêmen o crescimento chegou a 42%. Os dados são da empresa Appfigures.

Todas as mensagens no Signal são criptografadas e só podem ser acessadas pelos usuários que estão no chat, seja ele grupo ou conversa privada. Nem mesmo os funcionários do aplicativo podem ver mensagens trocadas no serviço. O app tem como objetivo ser uma maneira segura de trocar mensagens, não uma ferramenta para planos militares de governos, como observou o TechCrunch.

Você pode baixar o Signal para iOS e Android.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, no Twitter e no Telegram. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: TechCrunch

Deixe uma resposta