Instagram copia TikTok de novo com função de acelerar vídeos no Reels

Mais uma vez o Instagram pegou um recurso do TikTok e colocou em seu aplicativo. Desta vez, a “vítima” foi a função de acelerar os vídeos nos Reels para 2x. Com isso, a rede social da Meta espera que mais pessoas assistam conteúdos mais longos até o final.

Instagram na Play Store com classificação indicativa de 16 anos Instagram agora não é indicado para menores de 16 anos no Brasil 11/06/2025 | - Ministério da Justiça publicou mudança no Diário Oficial da União; Play Store já atualizou o selo, enquanto a App Store ainda não mudou
Foto de uma tela com o ícone do app Instagram em foco Google avisa: atualize o Instagram no Android para reduzir drenagem de bateria 28/05/2025 | - Comunicado incomum da empresa não entra em detalhes de versão do sistema operacional ou tipos de dispositivos afetados

Para acelerar o vídeo, basta tocar e segurar nas laterais da tela de seu celular. A reprodução será feita em 2x a velocidade original, enquanto você segurar o dedo no display. Com isso, será possível assistir a Reels em metade do tempo.

A história dos Reels no Instagram é muito semelhante à do próprio TikTok. Ambos surgiram inicialmente como ferramentas para compartilhar vídeos de até 15 segundos. Aos poucos, o tamanho das publicações foram aumentando

Atualmente, o Instagram permite Reels de até 3 minutos. Já o TikTok permite gravar até 10 minutos diretamente no app, e aceita arquivos de vídeo da sua galeria com até 60 minutos de duração.

Diferentemente do Instagram, o TikTok ainda libera mais opções de velocidade do vídeo ao tocar e segurar a tela, além da aceleração em 2x pelas laterais. Há opções de reprodução mais devagar em 0,3x e 0,5x, e acelerado em 2x e 3x. Não precisa segurar o dedo na tela utilizando este processo. Tocar e segurar a tela abre um menu com diversas opções, desde compartilhar até opções de legendas, tela limpa e outros.

Além da duração e da ideia de ter vídeos na horizontal, o Instagram também copiou os Duetos do TikTok. Na rede social da Meta, o recurso é chamado de Remix. E agora usa o mesmo gesto para acelerar os vídeos em 2x.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: TechCrunch