Pouco depois de anunciar o Snapdragon 8 Elite Gen 5, a Qualcomm confirmou que também lançará o Snapdragon 8 Gen 5 ainda em 2025. A companhia ainda não soltou muitos detalhes sobre o chip, que deve ser um pouco inferior ao flasghip. De acordo com informações do perfil Digital Chat Station, o processador ainda ficará um pouco abaixo da plataforma de elite do ano passado.
Segundo a apuração do informante junto a fontes próximas à fabricante, a plataforma é construída no processo N3P da TSMC. O processador utiliza arquitetura de núcleos personalizados Oryon, com dois prime de 3,8 GHz e 6 de desempenho com 3,32 GHz. Ou seja, a configuração é de 2+6, e não 1+7 como se especulou na época da prévia.
Mas as informações realmente novas vêm a seguir. DCS apurou que o Snapdragon 8 Gen 5 usa a GPU Adreno 840. A frequência deve ser a mesma de 1,2 GHz do modelo de elite apresentado há algumas semanas, mas o desempenho teria sofrido algum corte não detalhado pelo informante.
Alguns resultados de benchmark também foram compartilhados: mais de 3,3 milhões de pontos no AnTuTu; cerca de 3.000 no single-core e 10.000 no multi-core do Geekbench; e perto de 100 quadros por segundo no Aztec 1440p. Resultados expressivos e próximos aos apresentados pelo Snapdragon 8 Elite do ano passado.

A expectativa é que o uso de um novo processo de fabricação traga melhorias significativas na eficiência energética e gerenciamento térmico. Em outras palavras, o Snapdragon 8 Gen 5 deve suportar trabalhos pesados por períodos mais longos do que o 8 Elite, ao menos em teoria.
A Qualcomm ainda não informou a data para lançar a nova plataforma de maneira oficial.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.


