PS6 pode ser console híbrido como o Switch e mais poderoso que ROG Xbox Ally X

A Sony pode seguir o rumo da Nintendo e apostar em um console híbrido para a próxima geração do PlayStation. De acordo com os rumores, o PS6 pode ter um modo portátil e um modo de mesa, com capacidade de processamento diferente em cada um. Um youtuber conseguiu as supostas especificações do dispositivo, que deve ser capaz de rodar jogos do PS5.

De acordo com o canal Moore’s Law is Dead, o novo console portátil/híbrido da Sony é desenvolvido atualmente sob o codinome Canis. O desempenho do protótipo é superior ao do ROG Xbox Ally X, portátil da Microsoft em parceria com a Asus. A previsão de lançamento do dispositivo é para o final de 2027.

Por enquanto, o console tem processador com seis núcleos divididos em quatro CPU Zen 6c e dois CPU Zen 6 LP. Os mais poderosos seriam dedicados exclusivamente aos jogos, enquanto os mais eficientes ficariam responsáveis pelo sistema operacional.

Com relação à memória, ainda não foi definida a quantidade de RAM, que no momento pode chegar a até 48 GB — em tese. O controlador é LPDDR5-8533 de 192 bits, e ainda há uma conversa da Sony com desenvolvedores para definir a quantidade necessária para os jogos da próxima geração de consoles.

O portátil da Sony ainda deve ter 16 unidades de computação RDNA 5 com clock de 1,2 GHz no modo handheld, com aumento para 1,65 Hz no modo TV. Essas unidades ainda podem aumentar o desempenho de computação em 40% a 50% em comparação com a arquitetura RDNA 3.5. E a melhoria ainda deve ser maior em cargas de trabalho com ray tracing.

Jogos de PS5 podem precisar de otimização para PS6

O PlayStation 6 no modo dock pode ter de 55% a 75% do desempenho do PS5 em cargas de trabalho de rasterização, que é a transformação de uma imagem vetorial em pixels. Já o ray tracing deve ser de 1,3 a 2,6 vezes mais potente, o que indica uma necessidade de otimização dos jogos de PS% para rodar corretamente na nova geração. E pode ser o motivo de novos títulos já terem um modo de baixo consumo.

O console ainda deve trazer suporta a armazenamento SSD M.2 e microSD. Espera-se que o PS6 ainda tenha compatibilidade com jogos de PS4 e PS5, mas não há nenhum relato sobre jogos de PS3.

Bom lembrar que todas as informações aqui são rumores e foram apresentadas pelo youtube Moore’s Law is Dead. E podem ser referentes a um projeto que não sabemos se será levado adiante ou descartado pela Sony.

Ainda não há nenhuma informação oficial sobre o PlayStation 6 ou qualquer nova geração de consoles da Sony. Rumores em maio apontavam que a empresa trabalha em um console portátil.

Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.