A Anatel acabou com o mistério sobre a autonomia do próximo topo de linha da Samsung. A agência homologou nesta semana a bateria do Galaxy S26, e o documento oficial confirma um aumento de capacidade nominal para o modelo base, com cerca de 8% mais carga do que o Galaxy S25.
O documento de certificação brasileiro aponta uma capacidade nominal de 4.175 mAh para a bateria do modelo base. Para efeito de comparação, a célula do atual Galaxy S25 possui capacidade nominal de 3.885 mAh.
O salto na prática, ou seja, a capacidade típica do S26, é de 4.000 mAh para 4.300 mAh. Sempre bom lembrar que existem duas medições de carga de bateria: a nominal, que é a quantidade mínima que o componente deve ter em um smartphone, e a típica, que é uma média da capacidade real das baterias de um lote. Ou seja, sim, algumas podem ter até mais do que o indicado.
Bom notar que, mesmo que a Anatel seja uma autoridade oficial e que toda bateria e todo celular precisa ser homologado por ela para ser vendido no Brasil, a documentação ainda é um indício do que podemos esperar. Um indício forte, mas ainda não é uma confirmação de 100%.
Morde e assopra…
Se a capacidade aumentou, a velocidade de recarga com fio deve permanecer estagnada nos 25 W para o modelo de entrada, segundo rumores paralelos. A boa novidade fica para o carregamento sem fio, que deve subir de 15 W para 20 W e adotar um sistema magnético similar ao MagSafe, com a tecnologia Qi2.
E os irmãos maiores? A certificação da Anatel foca no modelo base, mas vazamentos sugerem o seguinte cenário para a família completa:
- Galaxy S26: 4.300 mAh e carregamento de 25 W
- Galaxy S26 Plus: 4.900 mAh e carregamento de 45 W
- Galaxy S26 Ultra: 5.200 mAh e carregamento de 60 W
A linha deve ser apresentada oficialmente no final de fevereiro de 2026. Há uma possibilidade de o anúncio ainda ser em janeiro, com início das vendas previsto para a primeira metade do segundo mês do ano.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

