Modo escuro pode gastar mais bateria do que economizar, indica estudo

Uma notícia talvez um pouco ruim para quem passou, nos últimos anos, a confiar no modo escuro de apps e navegadores para economizar bateria do celular: isso pode estar causando um consumo maior da carga, em vez de reduzir. Ou pelo menos é o que aponta um estudo da BBC Research & Development.

Montagem da cabeça de Alexandre de Moraes e ícone do Rumble no brinquedo de luta de robôs O que é o Rumble, que acusa Alexandre de Moraes de censura 21/02/2025 | - Plataforma de vídeos semelhante ao YouTube cresceu principalmente após os ataques ao Capitólio, em janeiro de 2021, e é abrigo de extremistas da direita
Tela de um celular na página sobre nomofobia no site da ABL Nomofobia: nova palavra do português? Não é bem assim 21/02/2025 | - É triste o estado do jornalismo na internet da década de 2020: a ordem é republicar sem checar. Se precisar, apaga e finge que nada aconteceu

Antes de sair por aí chutando as coisas, apontando dedos e xingando, calma. O modo escuro de fato consome menos energia, o problema é que muita gente aumenta muito o brilho da tela para conseguir enxergar quando ele está ativado. E aí não tem jeito: o consumo de bateria sobe para a estratosfera e além.

O estudo foi realizado em notebook. Alguns colaboradores foram convidados a ajustar o brilho da tela como preferissem para ter uma visualização confortável. E o resultado é assustador: 80% deles aumentaram consideravelmente o brilho da tela para ver o site no modo escuro, algo que não se repetiu no modo claro.

Dados empíricos?

Apesar de a própria BBC ter divulgado os resultados como se fossem dados empíricos, o fato é que faltam algumas informações relevantes. Primeiro, não foi divulgado o número de participantes. Ou seja, não há uma separação ideal de pessoas com diferentes culturas, que afetam

O notebook utilizado foi um MacBook Pro de 2017, que possui tela LCD. Ou seja, é um display que não economiza com o modo escuro, e também pode precisar de um aumento no brilho para ficar confortável de ler. Diferente de dispositivos com tela LCD, aqueles com tela OLED reduzem de fato o consumo com páginas e apps mais escuros.

Ou seja, o teste até vale como curiosidade, mas eu não diria que tem valor científico, de fato. Eu uso celular com tela OLED há anos, mantenho boa parte dos apps no modo escuro, incluindo o sistema, e meu brilho da tela está sempre bem baixo. Claro, esse sou eu, e levar em conta apenas a minha experiência é menos científico ainda do que fazer pelo menos alguns testes.

Fica, assim, uma questão no ar: você aumenta o brilho da tela para navegar no modo escuro? E, se for mesmo que um pequeno aumento, será que o consumo de bateria em telas OLED aumenta ou a economia é real? Mais testes são necessários para uma conclusão refinada.

Fonte: BBC

Deixe uma resposta