iPhone Air é um fiasco em meio a nova geração que atrai mais que antecessores

O hype pré-lançamento do iPhone Air parece não ter sobrevivido à chegada do aparelho às lojas. O novo modelo de celular da Apple atraiu pouco interesse, enquanto os outros aparelhos têm bons números de vendas. E, de acordo com uma pesquisa, os consumidores querem os iPhone 17 Pro Max, Pro e base, enquanto pouca gente demonstra algum entusiasmo pelo modelo ultra fino.

Os dados são de uma pesquisa do JPMorgan e foram obtidos pelo site AppleInsider. De acordo com os resultados, o interesse do consumidor dos Estados Unidos pela nova família do iPhone cresceu para 71%, contra 68% da geração anterior e 63% em 2023. Na China, o número está ainda mais alto, em 90%, sem grande alteração em relação aos anos anteriores.

Quando perguntados qual modelo cada pessoa interessada pretende comprar, o iPhone 17 Pro Max é o mais popular, com 33%. O iPhone 17 Pro tem 22%, enquanto o iPhone 17 segue logo atrás com 20%. Já o iPhone Air desperta o desejo de apenas 2% dos entrevistados, o que o deixou de fora dos cinco preferidos pelos entrevistados — gerações anteriores, como o iPhone 16 e 16e, também deve fazer parte da lista.

Ou seja, apesar de ter sido objeto de muitos vazamentos e até mesmo de publicações de sites especializados em Apple sobre o quanto o iPhone Air chamava atenção, o aparelho talvez seja mais nichado do que o esperado. Na verdade, o hype em aparelhos ultra finos não se justifica muito fora da bolha de tecnologia.

O iPhone Air na cor azul
iPhone Air não caiu nas graças dos consumidores, segundo estudo do JPMorgan (Divulgação/Apple)

É só ver como o Galaxy S25 Edge despertou pouco interesse em seus reviews e publicações pós-lançamento. Os números de venda estão abaixo do esperado pela própria Samsung. Se o erro está em alguma falha na divulgação ou se nas pesquisas feitas pelas empresas para decidir lançar esse tipo de dispositivo, é difícil saber sem dados mais concretos.

O fato é — e aqui eu vou expor a minha opinião — que esses celulares têm bateria muito pequena. Esse é um ponto de venda importante quando falamos de smartphones, e os topo de linha de Apple e Samsung já são considerados decepcionantes nesse quesito há muitos anos. Não acho que um modelo ultra fino com bateria ainda menos realmente seja visto com bons olhos pelo consumidor.

Menos pessoas estão dispostas a trocar Android por iOS

A pesquisa também incluiu perguntas relacionadas ao interesse de quem já tem um iPhone em fazer o upgrade e quem tem Android e pretende trocar para a Apple. E, apesar de mais usuários do iOS estarem dispostos a trocar de aparelho, menos usuários do robozinho se sentem atraídos pela nova linha da Maçã.

Segundo o estudo, cerca de 82% de quem já tem um iPhone disse cogitar fazer um upgrade em 2025. Em 2024, esse número era de 79%. Esse sentimento teve crescimento maior nos EUA, onde foi de 73% para 78%. Na China, o número já era de 97% no ano passado, e subiu para 98% esse ano.

O número é ainda maior quando se fala apenas nos modelos Pro. Em 2024, eram 67% os usuários que pretendiam fazer um upgrade para o Pro ou Pro Max, número que subiu para 73% agora.

Por outro lado, menos usuários Android estão interessados em trocar para o iOS esse ano. Apenas 57% dos entrevistados disseram pensar em fazer a mudança, número que caiu de 61% em 2024.

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