As pessoas ainda se importam mais com bateria e outros fatores antes de pensar em recursos de IA ao escolher um novo celular, segundo uma pesquisa conduzida nos EUA. Até mesmo questões como armazenamento, câmeras e tamanho da tela estão à frente da inteligência artificial. O preço é o primeiro fator a ser considerado pelos consumidores estadunidenses.
O estudo foi realizado pelo site CNET, e mostra que os recursos de IA são ainda menos considerados em 2025 do que em 2024. No ano passado, 18% dos entrevistados citaram a inteligência artificial como fator de compra, número que caiu 7 pontos percentuais e ficou em 11% esse ano. A pesquisa partiu da pergunta “o que te motiva a trocar de celular” e entrevistou 2.129 adultos que possuem um smartphone nos EUA.
Isso mostra um contraste que existe entre as fabricantes e o mundo real. Enquanto todas elas destacam cada vez mais os recursos de IA em seus novos lançamentos, o consumidor mantém seu interesse em pontos que sempre foram cruciais. O preço foi citado por 62% das pessoas, enquanto duração da bateria foi mencionado por 54%. Mais armazenamento com 39%, recursos de câmera com 30% e tamanho da tela com 24% completam o top 5.
Até a escolha do ecossistema ficou à frente da IA, com 21%. Ou seja, o consumidor americano pensa em repetir a fabricante por estar acostumado com a interface antes de pensar em funções de inteligência artificial.

É bom notar que a pesquisa foi realizada nos EUA, e não necessariamente reflete os mesmos sentimentos do consumidor brasileiro — ou de qualquer outro lugar do mundo. Mas é um sinal importante de que ainda é mais jogo investir em melhorar a duração da bateria, aumentar armazenamento e oferecer melhorias nas câmeras antes de seguir a insistência na IA.
O assunto pode ser considerado importante dentro da indústria de tecnologia, mas isso não se reflete no mundo real. Parece cada vez mais claro que IA é o assunto da moda porque os donos do dinheiro investiram pesadamente na tecnologia. No mundo real, as pessoas continuam preocupadas com o que realmente as afeta, que é a necessidade de buscar tomadas ou escolher entre apps e fotos para guardar.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.