Instagram está em 91% dos celulares no Brasil, mas TikTok é a rede que mais cresce

O Instagram é a rede social mais popular do Brasil, com presença em nada menos que 91% dos celulares do país. Mas quem apresentou o maior crescimento entre o ano passado e este é o TikTok, que passou a estar em 46% dos smartphones, 6 pontos percentuais a mais.

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A rede social de vídeos na vertical, no entanto, ainda está atrás do Facebook, que está presente em 76% dos aparelhos. Em seguida vem o LinkedIn, com 40%, e o Kwai fecha o Top 5, com 28%. X/Twitter, Threads e Bluesky também aparecem na lista, com 27%, 22% e 6%, respectivamente.

Além de ser o mais presente em número de instalações, o Instagram também é o app que mais gente passa mais tempo. A rede foi citada por 34% dos respondentes na pesquisa.

Falando em divisão por gêneros, a rede social da Meta tem larga presença nos celulares das mulheres: está em 94%. Já entre os homens, o percentual é de 87%. O mesmo vale para o TikTok, que está em 50% de smartphones delas e 42% deles.

Já na separação por faixa etária, o Instagram não possui divisão significativa, ou seja, está igualmente presente em aparelhos de todas as faixas. O TikTok, pot outro lado, tem mais simpatia dos jovens, com 61% de presença nos celulares de pessoas de 16 a 29 anos. Na faixa entre 30 e 49 anos, ele tem 42% de penetração.

Segundo lugar na lista, o Facebook está em viés de queda. O app da Meta estava em 79% dos smartphones em 2024, 3 pontos percentuais a mais que em 2025. E seu público é majoritariamente mais velho, com presença em 86% nos celulares de pessoas com 50 anos ou mais. E a proporção vai caindo nas faixas mais novas: 77% de 30 a 49 anos e 63% entre 16 e 29 anos.

Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que ouviu 2.019 brasileiros entre os dias 12 e 27 de março. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Você pode conferir o estudo completo, que inclui outros apps e mais divisões por grupos aqui.

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