Você abre a publicação do Instagram e tem uma lista gigantesca de termos com o jogo da velha na frente. É tanta informação, com um visual feio, poluído… mas é necessário? A própria Meta já percebeu que não, e mais: é pior para usuário e criador de conteúdo o uso de muitas hashtags para tentar classificar uma publicação e alcançar um público maior.
Isso pode acabar em breve. A rede social iniciou a fase de testes de uma mudança drástica que deve impactar diretamente a forma como o conteúdo é exibido: a limitação a apenas três hashtags por postagem. Ainda é permitido o uso de até 30 tags para a maioria das pessoas, mas isso levou a uma prática generalizada de preenchimento excessivo, conhecida como “spam tag”.
E parece que a empresa dona do Facebook quer acabar com isso. Estudos de engajamento já mostravam que, para o público geral, o excesso de hashtags não só é ignorado, como também é visto como poluição visual, que faz o engajamento de posts com mais de três tags cair. A Meta quer, portanto, limpar as legendas e forçar criadores a serem mais precisos para continuarem relevantes.
A restrição imposta pelo Instagram não é um movimento isolado. O TikTok passou a limitar o uso de hashtags a um máximo de cinco por postagem em meados de 2025. Essa tendência global nas redes sociais visa reforçar a relevância algorítmica e a qualidade do conteúdo e tentar reduzir quem apela para a tática ultrapassada de encher a legenda para “enganar” o sistema.
Por que a mudança beneficia a todos
A limitação a três tags é um sinal claro de que o algoritmo do Instagram está cada vez mais sofisticado e prioriza o conteúdo genuíno em vez de táticas de “burla”.
- Conteúdo Mais Limpo: usuários terão legendas mais focadas no texto, o que beneficia a leitura e a experiência de consumo.
- Fim da Irrelevância: plataforma quer que as tags funcionem como um mecanismo de categorização preciso, e não como uma tentativa desesperada de aumentar o alcance com tags irrelevantes.
- Foco no Algoritmo: descoberta de conteúdo passará a depender quase inteiramente da qualidade do vídeo ou da foto, das palavras-chave na legenda e do histórico de interação do usuário, e não da quantidade de hashtags incluídas.
Embora criadores que dependiam de 30 tags para atingir nichos diversos possam reclamar, a mudança deve beneficiar a maioria dos usuários e entregar um mais organizado e livre de poluição visual.
Reforço que a mudança está em fase de testes, mas já há muitos relatos de criadores que veem uma mensagem de erro ao tentar publicar com muitas hashtags. O que você acha da mudança, é positiva, negativa ou não te afeta? Conta aí embaixo.
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