Instagram copia TikTok de novo com função de acelerar vídeos no Reels

Mais uma vez o Instagram pegou um recurso do TikTok e colocou em seu aplicativo. Desta vez, a “vítima” foi a função de acelerar os vídeos nos Reels para 2x. Com isso, a rede social da Meta espera que mais pessoas assistam conteúdos mais longos até o final.

TikTok Odeia IA? TikTok terá controle para esconder esse tipo de conteúdo do feed 19/11/2025 | - Plataforma anuncia teste para usuários escolherem se querem ver mais ou menos conteúdo gerado por IA na rede social
diVine app diVine traz vídeos de seis segundos do Vine de volta e quer manter IA de fora 19/11/2025 | - Projeto é apoiado financeiramente por co-fundador do Twitter e resgatou cerca de 100.000 publicações da plataforma encerrada em 2017

Para acelerar o vídeo, basta tocar e segurar nas laterais da tela de seu celular. A reprodução será feita em 2x a velocidade original, enquanto você segurar o dedo no display. Com isso, será possível assistir a Reels em metade do tempo.

A história dos Reels no Instagram é muito semelhante à do próprio TikTok. Ambos surgiram inicialmente como ferramentas para compartilhar vídeos de até 15 segundos. Aos poucos, o tamanho das publicações foram aumentando

Atualmente, o Instagram permite Reels de até 3 minutos. Já o TikTok permite gravar até 10 minutos diretamente no app, e aceita arquivos de vídeo da sua galeria com até 60 minutos de duração.

Diferentemente do Instagram, o TikTok ainda libera mais opções de velocidade do vídeo ao tocar e segurar a tela, além da aceleração em 2x pelas laterais. Há opções de reprodução mais devagar em 0,3x e 0,5x, e acelerado em 2x e 3x. Não precisa segurar o dedo na tela utilizando este processo. Tocar e segurar a tela abre um menu com diversas opções, desde compartilhar até opções de legendas, tela limpa e outros.

Além da duração e da ideia de ter vídeos na horizontal, o Instagram também copiou os Duetos do TikTok. Na rede social da Meta, o recurso é chamado de Remix. E agora usa o mesmo gesto para acelerar os vídeos em 2x.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Fonte: TechCrunch