A Meta finalmente está desenvolvendo uma versão do Instagram para iPad, de acordo com o site The Information. Atualmente, para usar o Instagram no tablet da Apple, é necessário abrir a versão web ou usar a versão do iPhone, que não utiliza todo o espaço da tela. Assim, uma versão oficial otimizada seria uma grande novidade.
Mas por que a Meta decidiu agir agora, depois de mais de uma década ignorando o iPad? O motivo pode estar ligado ao cenário incerto do TikTok nos EUA, onde a rede social enfrenta um cenário em que ou vende parte de suas ações a investidores não-chineses, ou será proibido no país. Com a possível saída de cena do app de vídeos na vertical, a dona do Facebook pode estar se preparando para ocupar esse espaço — e um app nativo para iPad seria parte dessa estratégia.
A empresa resistiu por muitos anos em criar o app dedicado. Em 2022, Adam Mosseri, chefe do Instagram, afirmou que o projeto não era prioridade, já que o público não era grande o suficiente. Em 2023, ele repetiu o argumento, dizendo que a equipe estava focada em outras melhorias. Mas deixou no ar a possibilidade de uma mudança de posição em algum momento.
“Acho que é algo bacana de se fazer em algum momento. Mas nós temos tão pouca gente trabalhando no Instagram, então precisamos escolher as coisas mais importantes para fazer e melhorar o Instagram a qualquer momento. E, agora, não estamos dando conta do recado.”
Agora, o executivo disse que a Meta fortaleceu a equipe de desenvolvimento do Instagram, o que abre maiores possibilidades. E, além do app para iPad, uma melhoria nas buscas também está nos planos para competir com o TikTok, independente de a rede social ser banida dos EUA.
Instagram também mira buscas para rivalizar com TikTok
Mosseri admitiu que a busca no Instagram é uma área em que a plataforma está atrás do TikTok. Em um episódio recente do podcast “Build Your Tribe”, ele destacou que o app da Meta quer tornar a busca por conteúdo mais eficiente, já que muitos usuários, especialmente da Geração Z, estão abandonando ferramentas tradicionais como o Google em favor de redes sociais.
“A busca por conteúdo no Instagram não é muito boa, e estamos reforçando nossa equipe para melhorar isso”, disse Mosseri. A ideia é que posts relevantes continuem aparecendo além das primeiras 24 ou 48 horas, beneficiando tanto criadores quanto usuários que buscam informações.
A disputa por buscas já é realidade: pesquisas mostram que a Geração Z prefere plataformas como TikTok e Instagram ao Google para encontrar respostas. Um estudo de 2024 citado pela Fortune revelou que 45% dos jovens usam redes sociais como ferramenta de busca, enquanto outro, do eMarketer, apontou que 51% preferem o TikTok ao Google — principalmente pelo formato de vídeos curtos.
Para competir, o Instagram planeja aprimorar até mesmo as sugestões de busca que aparecem nos comentários, inspiradas no modelo do TikTok. “Muitas vezes, o contexto interessante não está no vídeo, mas nos comentários. Queremos destacar isso”, explicou Mosseri, indicando que a novidade chegará em breve.
Via: The Verge, TechCrunch