Há alguns dias, vários veículos de tecnologia divulgaram que os dobráveis Galaxy Z Flip 3 e Z Fold 3 deixariam de receber atualizações de segurança a partir de setembro de 2025. A informação foi um equívoco, no entanto, já que esse celulares da Samsung foram lançados com a política de 3+5, ou seja, três updates majoritários do sistema e cinco anos de pacotes de segurança.
Na verdade, os dois aparelhos foram removidos da lista de updates mensais para uma lista de atualizações trimestrais. Com isso, os dobráveis lançados em 2021 só receberão correções a cada três meses a partir de agora — a menos que alguma falha crítica seja encontrada, aí um novo firmware pode ser lançado de maneira urgente a qualquer momento.
O site SamMobile, que foi um dos primeiros a anunciar o encerramento das atualizações do Z Flip 3 e Z Fold 3, já corrigiu a informação.
Isso significa que, caso você tenha o Galaxy Z Flip 3 ou o Galaxy Z Fold 3 em mãos — ou no bolso, na mesa, enfim, você entendeu — ainda terá um ano para receber mais quatro pacotes de segurança. Só em setembro de 2026 esses celulares deixarão de receber updates frequentes, e passarão a receber apenas correções pontuais em casos mais críticos.
Então não precisa se apressar para trocar seu dobrável da Samsung ainda. Dá para se programar durante esses próximos 12 meses para fazer isso com mais calma. E dá tempo de ver se a próxima geração, a ser lançada possivelmente em julho do ano que vem, é um upgrade interessante, ou se dá para partir para os já disponíveis no Brasil Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7.
Bom lembrar que os dobráveis de 2021 não serão contemplados com o Android 16 sob a One UI 8. O ciclo de updates do Android já foi encerrado, e os aparelhos só receberão pacotes de segurança a cada três meses a partir de agora.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.