Uma das novelas mais longas da indústria de games teve um novo capítulo nesta quinta-feira (11). Após cinco anos de ausência, o Fortnite retornou oficialmente à Google Play Store. A má notícia é que, por conta de limitações judiciais, a novidade é exclusiva para os Estados Unidos.
A volta do battle royale à loja do Google é fruto de uma decisão judicial local que obrigou a gigante das buscas a abrir seu sistema, como notado pelo site 9To5Google. Para os brasileiros, ao buscar por Fortnite na Play Store, o jogo continua indisponível para instalar em seus dispositivos.
Como jogar pelo Android no Brasil?
Diferente do iPhone, onde a Apple bloqueia tudo, o Android permite instalar lojas alternativas. E é exatamente isso que você precisa fazer. Hoje, a única loja oficial que distribui o jogo é a da própria desenvolvedora, já que a Epic Games também retirou o título da Samsung Galaxy Store recentemente em protesto ao bloqueador automático.
O caminho oficial no Brasil é:
- Acesse o site oficial fortnite.com/android pelo navegador do seu celular.
- Baixe o instalador da Epic Games Store.
- Seu Android vai pedir permissão para “Instalar apps desconhecidos” (pode confiar, é o app oficial).
- Abra o app da Epic Games e, lá dentro, instale o Fortnite.
Alternativa sem instalação: se o seu celular não tem potência para rodar o jogo, ou você não quer instalar nada, a melhor saída é o Cloud Gaming. Você pode jogar gratuitamente via navegador usando a Xbox Cloud Gaming, que só precisa de uma conta Microsoft para rodar o Fortnite, ou o GeForce Now, que tem fila na versão gratuita.
O contexto da briga
A decisão que forçou o Google a aceitar o Fortnite de volta nos EUA é baseada em leis antitruste locais. Como o julgamento não tem validade global imediata, o Google mantém o bloqueio em outros mercados, o que força os jogadores a usarem o método de instalação externa, como o sideloading explicado acima.
Há uma briga entre a Epic Games e a Apple, também. A União Europeia já criou uma regra que obriga a Maçã a liberar lojas de terceiros no iOS, enquanto nos EUA o Fortnite está disponível na App Store desde maio, mas a briga segue nos tribunais para definir detalhes finais.
A novela teve um capítulo novo ontem, inclusive, quando foi decidido que a Apple violou ordem judicial ao dificultar os pagamentos externos com telas de susto e regras complexas. No entanto, a empresa de Cupertino conseguiu vencer na questão da taxa sobre essas transações. Agora, a disputa será em relação à quantia, já que os 27% que a Maçã queria cobrar foi considerado injusto.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

