Celular Seguro teve quase 2,5 mil bloqueios durante o Carnaval 2025

O Carnaval de 2025 teve 2.469 alertas de bloqueio de smartphones no programa Celular Seguro. Os dados do Ministério da Justiça pegam os dias 1º até 5 de março, todos perto de 500 bloqueios por dia. O estado de São Paulo foi a que teve mais alertas, com o Rio de Janeiro em segundo lugar e Bahia em terceiro.

Redmi 15C 5G Redmi 15C 5G se junta ao 15C na Anatel e Xiaomi deve lançar celulares no Brasil logo mais 22/08/2025 | - Modelo aparece no banco de dados da agência brasileiro, passo fundamental para que um smartphone seja comercializado por aqui
Oppo Reno 14 5G Oppo Reno 14 5G também passa na Anatel e está pronto para chegar ao Brasil 22/08/2025 | - Modelo base da série passa alguns dias depois do Reno 14 F 5G; Oppo tem evento no país marcado para o final de setembro

Os números não representam o total de celulares roubados, furtados ou perdidos no país durante o período, mas dão uma dimensão do aumento. O MJ não divulgou os números do Carnaval passado para comparação, mas há aumento de casos em comparação com outros períodos. Bom lembrar que o programa passou dos 100 mil alertas em fevereiro deste ano, cerca de um ano e dois meses após ter sido lançado.

Se dividirmos os mais de 107 mil alertas dos primeiros 14 meses em 365 dias, a média de bloqueios por dia fica em cerca de 273 bloqueios por dia. No Carnaval de 2025, a média diária ficou em cerca de 490 alertas. Para ser mais exato, o número de alertas nos cinco dias de Carnaval são os seguintes:

  • ⁠1º de março: 472 bloqueios
  • 2 de março: 504 bloqueios
  • 3 de março: 483 bloqueios
  • 4 de março: 491 bloqueios
  • ⁠5 de março: 519 bloqueios

Ou seja, a quarta-feira de cinzas foi o dia mais movimentado. Possivelmente porque muita gente deixou para fazer o alerta após as comemorações, ou só notaram a perda no dia final das festividades.

São Paulo lidera bloqueios, seguido por Rio e Bahia

O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que teve 546 bloqueios nos cinco dias do Carnaval. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 439 bloqueios, seguido pela Bahia, com 203 bloqueios. O Acre foi o estado com o menor número de casos: apenas 1.

Os três estados que lideraram o número de casos no Programa Celular Seguro são, também, os que mais receberam foliões durante o Carnaval. Isso ajuda a explicar os números maiores que outras localidades.

O app é gratuito e permite que você bloqueie seu smartphone remotamente em caso de perda, roubo ou furto. Nanobits já explicou como se cadastrar no Celular Seguro.

Fonte: Gov.br