Celular Seguro teve quase 2,5 mil bloqueios durante o Carnaval 2025

O Carnaval de 2025 teve 2.469 alertas de bloqueio de smartphones no programa Celular Seguro. Os dados do Ministério da Justiça pegam os dias 1º até 5 de março, todos perto de 500 bloqueios por dia. O estado de São Paulo foi a que teve mais alertas, com o Rio de Janeiro em segundo lugar e Bahia em terceiro.

Motorola Moto G35 Suposto Moto G36 passa na TENAA e tem especificações e fotos reveladas 16/09/2025 | - Celular da Motorola com código de modelo XT2533-4 tem tela, bateria, memória e outros aspectos revelados por autoridade chinesa
Tecno Pova Slim 5g Tecno lançará celular ultrafino Pova Slim 5G no Brasil 16/09/2025 | - Smartphone intermediário de baixo custo com menos de 6 mm chegará "em breve" ao país; conheça as especificações do dispositivo

Os números não representam o total de celulares roubados, furtados ou perdidos no país durante o período, mas dão uma dimensão do aumento. O MJ não divulgou os números do Carnaval passado para comparação, mas há aumento de casos em comparação com outros períodos. Bom lembrar que o programa passou dos 100 mil alertas em fevereiro deste ano, cerca de um ano e dois meses após ter sido lançado.

Se dividirmos os mais de 107 mil alertas dos primeiros 14 meses em 365 dias, a média de bloqueios por dia fica em cerca de 273 bloqueios por dia. No Carnaval de 2025, a média diária ficou em cerca de 490 alertas. Para ser mais exato, o número de alertas nos cinco dias de Carnaval são os seguintes:

  • ⁠1º de março: 472 bloqueios
  • 2 de março: 504 bloqueios
  • 3 de março: 483 bloqueios
  • 4 de março: 491 bloqueios
  • ⁠5 de março: 519 bloqueios

Ou seja, a quarta-feira de cinzas foi o dia mais movimentado. Possivelmente porque muita gente deixou para fazer o alerta após as comemorações, ou só notaram a perda no dia final das festividades.

São Paulo lidera bloqueios, seguido por Rio e Bahia

O estado com o maior número de casos foi São Paulo, que teve 546 bloqueios nos cinco dias do Carnaval. O Rio de Janeiro aparece na sequência, com 439 bloqueios, seguido pela Bahia, com 203 bloqueios. O Acre foi o estado com o menor número de casos: apenas 1.

Os três estados que lideraram o número de casos no Programa Celular Seguro são, também, os que mais receberam foliões durante o Carnaval. Isso ajuda a explicar os números maiores que outras localidades.

O app é gratuito e permite que você bloqueie seu smartphone remotamente em caso de perda, roubo ou furto. Nanobits já explicou como se cadastrar no Celular Seguro.

Fonte: Gov.br