Bluesky lança selo azul como forma complementar de verificação de contas

O Bluesky lançou, nesta segunda-feira, 21, uma forma complementar de verificação de contas. O selo azul funciona mais ou menos como no antigo Twitter, antes de começar a ser oferecido a contas que pagam por ele. A novidade já era esperada desde a última sexta-feira, quando foi descoberta por uma usuária da rede social da borboleta azul.

Bluesky deve adotar selo azul de verificação de perfis em breve 18/04/2025 | - Plataforma da borboleta azul pode lançar sistema com verificação de usuários e com entidades verificadoras já na segunda-feira (21)
Bluesky lança aba Explore similar à do antigo Twitter, com sugestões e trends 10/04/2025 | - Novidade pega o lugar da Pesquisa e passa a mostrar tópicos em alta, sugestões de perfis para seguir e assuntos de interesse da sua conta

A nova marca é “intuitiva e fácil de reconhecer”, segundo a plataforma. O Bluesky ainda afirma que “verificará contas autênticas e notáveis proativamente”, mas que haverá verificadores confiáveis independentes na plataforma. A rede social promete também revisar essas verificações “para garantir a autenticidade”.

Em outras palavras, a própria plataforma deve colocar o selo azul em contas de pessoas conhecidas. Ao mesmo tempo, haverá uma lista de contas que também podem fornecer a marca de verificação a outros usuários, com a aprovação da própria rede social.

Apesar de já ter o domínio como forma de verificar perfis, o Bluesky reconheceu que “uma marca visual maior pode ser útil em reconhecer quais contas são autênticas”. A plataforma calcula mais de 270 mil perfis com nome de usuário vinculado a um website.

Verificadores confiáveis

Assim como eu já havia imaginado, os verificadores confiáveis servem para, entre outras coisas, veículos jornalísticos rotularem as contas de seus jornalistas com o selo azul. Essas organizações com o poder de verificar usuários terão uma marca em formato de ameba azul ao lado de seus nomes.

Para saber qual instituição concedeu o selo azul, basta tocar na marca de verificação ao lado do nome do usuário. Isso facilita o reconhecimento de jornalistas dentro da rede social, mas também pode ajudar a identificar personalidades de outras áreas, também.

Você ainda pode optar por esconder o selo azul os ajustes de moderação do app. Basta ir até Configurações > Moderação > Configurações de verificação. Basta checar a caixa da opção “ocultar crachás de verificação” para ficar livre do selo azul, se ele incomoda tanto assim.

Como conseguir um selo azul

No momento, o Bluesky não aceita pedidos diretos de verificação. Porém, quando a função estiver “estabilizada”, a plataforma criará um formulário para quem contas notáveis interessadas se candidatem ao selo azul ou a se tornar uma instituição verificadora independente.

Por enquanto, você pode comprar um domínio para usar como nome de usuário. “Nós encorajamos fortemente que organizações oficiais e indivíduos façam isso”, diz o Bluesky. O Nanobits tem uma conta com o domínio do site na rede social.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile