A Apple ocupa o topo do pódio global de vendas de smartphones no primeiro trimestre de um ano pela primeira vez na história. O lugar é geralmente ocupado pela Samsung, impulsionada pelo lançamento de sua linha Galaxy S e também por novidades na linha Galaxy A. O lançamento do iPhone 16e mudou o equilíbrio em 2025.
O top 5 é completado por Xiaomi, Vivo Mobile (Jovi, no Brasil) e Oppo, nesta ordem. O mercado global cresceu 3% em comparação com o primeiro trimestre de 2024, mas o cenário é incerto agora com a guerra tarifária iniciada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
O relatório foi compartilhado pela Counterpoint Research, que analisa o mercado global de smartphones a cada trimestre. O analista sênior Ankit Malhotra explicou o cenário atual:
“O mercado teve um início confuso em 2025, no qual o Q1 viu melhoria continuada nas condições econômicas, especialmente em mercados emergentes. Mas mercados maduros como América do Norte, Europa e China mostraram sinais de fatiga depois de uma recuperação em 2024. As vendas em janeiro foram particularmente fortes, com um empurrão na demanda da China graças a subsídios. O momentum continuou com grandes lançamentos como os S25 da Samsung e iPhone 16e, mas mudou rapidamente com o surgimento de incertezas econômicas e guerra tarifária, especialmente no final do trimestre”.
iPhone 16e ajuda Apple a assumir o primeiro lugar
O lançamento do iPhone 16e no final de fevereiro ajudou a Apple a manter o topo por mais um trimestre. A Samsung teve um começo de ano fraco, mas o lançamento dos novos Galaxy S25 e de modelos da linha Galaxy A fizeram com que a sul-coreana tivesse crescimento de dois dígitos no mês de março. O S25 Ultra foi um dos destaques, com uma fatia maior do mercado do que seu antecessor.
Assim, enquanto a Maçã cresceu 4% em comparação com os três primeiros meses de 2024, a Samsung teve uma queda de 5%. A Maçã ficou com 19% de fatia do mercado global em janeiro, fevereiro e março de 2025, mesma porcentagem do ano anterior. A Samsung caiu de 20% para 18% no início deste ano.
A Xiaomi expandiu para novos mercados e também conquistou mais consumidores na China, e conseguiu um crescimento de 5% no total de unidades vendidas. A companhia fechou o primeiro trimestre com 14% do mercado. Já a Vivo Mobile foi a empresa com maior aumento neste início de 2025, com 6% a mais de celulares vendidos, abocanhando 8% do total no mundo.
A Oppo viu uma pequena queda, de 1%, e manteve os 8% do começo do ano passado. Dentro de “outras”, Honor, Huawei e Motorola também tiveram um bom crescimento, mas as porcentagens não foram divulgadas no relatório da Counterpoint Research.
Fonte: Counterpoint Research