Nem todo mundo tem condição de trocar de celular, e os motivos para isso podem ser muito variados. Seja qual for o seu, às vezes uma substituição da bateria pode dar uma sobrevida ao aparelho, e o custo é bem inferior ao de comprar um novo. Mas como saber se o componente energético está mesmo ruim antes de fazer esse gasto? A iFixit lançou um aplicativo que pode ajudar.
A promessa do app é a simplicidade. Ao ser instalado, ele realiza uma leitura dos sensores internos do aparelho e apresenta um relatório imediato. A tela exibe dados como a porcentagem de degradação química, o consumo de energia em tempo real e a saúde geral da célula.
Porém, tudo isso ainda está no campo das promessas: o aplicativo está em fase beta e pode demorar para exibir um diagnóstico. Eu testei em três aparelhos, e cada um teve um tempo de exibição dos dados bem diferente. Em um deles, inclusive, mais de 12 horas depois ainda não há um resultado da análise.
Além disso, a ferramenta ainda opera em beta e tem se mostrado um tanto exagerada em alguns vereditos. Relatos indicam que o app pode classificar baterias ainda funcionais de aparelhos relativamente novos — como um Pixel 6 Pro — como “severamente degradadas”, com alertas vermelhos que podem induzir o usuário ao pânico desnecessário.
Outro problema é que a contagem de ciclos de carga enfrenta limitações técnicas no ecossistema Android e pode não ser exibida ou apresentar imprecisões em alguns celulares.
Além do diagnóstico, o app tem o FixBot, assistente baseado em IA que fornece o passo a passo para a substituição da bateria e links diretos para a compra dos kits de reparo com peças genuínas e ferramentas necessárias da própria iFixit. Porém, é bom lembrar que a empresa não atua oficialmente no Brasil, então esse recurso não é tão útil para quem mora por aqui.
Mesmo assim, vale a pena baixar para ter um diagnóstico da saúde da bateira de seu smartphone, um recurso ainda indisponível na maior parte dos celulares Android. Com o tempo, a funcionalidade ficará mais precisa e se tornará uma aliada fundamental de quem gosta de ficar anos com o mesmo aparelho.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:
Compras feitas por links desta página podem gerar uma comissão para o site, sem custo adicional para você.

