Hora de trocar: celulares com Android 12 não receberão mais atualizações

Se você tem um smartphone ou tablet com Android 12 ou 12L, é hora de considerar a troca do aparelho. O Google anunciou o fim do suporte a essa versão do sistema, o que significa que não haverá mais atualizações de segurança para ela.

Motorola Edge 50 Pro na cor preta possui acabamento de silicone que imita couro Motorola começa a soltar Android 16 estável para Edge 50 Pro na Índia 10/10/2025 | - Mais um celular da Motorola começa a receber o Android 16 estável em algum mercado; liberação é feita em fases
Android 16 no Galaxy S25 Ultra Samsung libera Android 16 sob One UI 8 para Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 09/10/2025 | - Dos dispositivos Galaxy previstos para atualizar até 6 de outubro, só não há relatos ainda dos tablets da série Tab S9

A última correção liberada foi a de março de 2025 – o pacote de abril já não será disponibilizado. A menos que a própria fabricante do dispositivo decida lançar atualizações próprias, algo que também é pouco provável.

Vale lembrar que o Android 12 foi lançado em outubro de 2021, há três anos e meio. Portanto, o Google manteve um período razoável de suporte para essa versão. Além disso, muitos aparelhos que vieram com esse sistema já foram atualizados para uma versão mais recente do robozinho.

Ainda assim, uma quantidade significativa de celulares e tablets continuam rodando o Android 12 no mundo. Segundo o Statcounter, 12% dos dispositivos ainda rodam essa versão (ou a 12L). No Brasil, o cenário é semelhante, com uma queda gradual mês a mês.

E não são apenas modelos básicos que estão nessa situação: flagships como o Galaxy S10, S10 Plus e S10e também pararam no Android 12.

Para verificar qual versão do sistema seu celular está usando, acesse: Configurações > Sobre o telefone > Informações do software (ou o caminho equivalente no seu modelo).