A Adobe quer criar uma ferramenta que torne imagens “invisíveis” para robôs e, assim, não sejam usadas para treinar inteligência artificial. A ideia é mais ou menos parecida com o uso de um arquivo robots.txt em sites, usado para afastar rastreadores e economizar com a transferência de dados mensal.


A ferramenta da Adobe inclui informação nas credenciais do conteúdo para que ele não seja usado no treino de IAs. Ela inclui um padrão de autenticidade nos metadados da imagem que pede que robôs não acessem e nem usem aquele arquivo em seu aprendizado de máquina.
O problema é que, para isso, a desenvolvedora precisará convencer as empresas de IA a respeitarem o aviso. E isso pode ser um grande desafio, já que existem relatos de inteligência artificial ignorar até mesmo o robots.txt ao vascular conteúdo para treinar. A Adobe disse que está conversando com as principais desenvolvedoras de apps de IA para que adotem o padrão.
Você pode anexar os metadados em suas imagens com a ferramenta Adobe Content Authenticity App, que roda em navegadores. É possível incluir informações em até 50 imagens JPEG ou PNG de uma só vez. Os dados incluem seu nome e perfil do LinkedIn, Instagram ou X (Twitter), além do aviso para que IAs não usem o arquivo em seu treinamento.
A ideia da Adobe é boa, mas precisa de adesão das companhias de IA para funcionar de fato. A ferramenta foi criada junto a criadores de conteúdo e está ainda em fase beta. Você pode acessá-la gratuitamente, mesmo que não tenha uma assinatura do pacote da empresa. Também tem uma extensão para o Chrome que consegue ler arquivos com os metadados.
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Via: TechCrunch