A Qualcomm anunciou, de maneira discreta e sem aviso prévio, um novo chip intermediário para celulares e outros dispositivos. O Snapdragon 7s Gen 4 traz poucas mudanças em comparação com o seu antecessor, com um pequeno salto em desempenho e suporte a resoluções maiores.
A plataforma possui número de modelo SM7635-AC, muito parecida com o Snapdragon 7s Gen 3, que é SM7635. E as mudanças deixam claro que os dois chips são muito próximos em capacidade.
A CPU repete a configuração de um núcleo mais potente, três de auxílio em desempenho e quatro núcleos de eficiência. O mais potente traz arquitetura Cortex-A720, com aumento pequeno de 2,5 GHz para 2,7 GHz. Os outros núcleos têm a mesma arquitetura com clock um pouco mais baixo, de 2,4 GHz, e o restante é Cortex-A520 de 1,8 GHz — esses sete sem mudanças em relação ao antecessor.
Segundo a própria Qualcomm, o Snapdragon 7s Gen 4 tem um ganho de 7% em processamento de dados e também de 7% em GPU. É um salto bastante modesto entre as gerações. O modelo do chip gráfico não foi revelado.

Outra novidade está no suporte a resolução ultrawide de até 1300 x 2900 pixels com taxa de atualização de 144 Hz. Displays com essa proporção são muito raros em celulares, mas é possível que a fabricante de semicondutores tenha pensado em outros tipos de dispositivos ao trazer esse recurso.
De resto, não há grandes novidades. O chip tem suporte ao 5G de até 2,9 Gbps, Wi-Fi 6e, Bluetooth 5.4, até 16 GB de memória RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1. Também há uma NPU dedicada para rodar grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês), que inclui Llama 1B e Quen 1B.
O Snapdragon 7s Gen 4 já aparecerá em um smartphone a ser lançado nesta quinta-feira, 21. A Xiaomi já confirmou a presença do processador no Redmi Note 15 Pro Plus. Outras marcas também devem utilizar a plataforma em lançamentos no futuro próximo.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.