Galaxy Note20 Ultra vs Motorola Edge Plus: qual top é o melhor para se preparar para o 5G?

Já chegamos a 2021, e parece que o leilão do 5G no Brasil finalmente vai sair (só não sabemos ainda quando). Para quem gosta de procurar celular para ficar dois anos ou até mais, é hora de pensar bem nesse futuro e já se preparar para a nova tecnologia que vem aí. E já tem opção no Brasil: Galaxy Note 20 Ultra e Motorola Edge Plus são dois exemplos disso. E o Nanobits traz um comparativo entre os dois para ajudar-lhe a escolher.

Galaxy Note 20 Ultra vs Motorola Edge Plus: design e tela

Samsung Galaxy Note 20 Ultra
Samsung Galaxy Note 20 Ultra
  • TelaAMOLED Dinâmica 2X 6,9" QHD
  • PlataformaExynos 990
  • RAM/Armazenamento12/256 GB
  • Dimensões e peso164,8 x 77,2 x 8,1 mm, 208 g
  • Bateria4.500 mAh
  • Câmera108 MP + 12 MP + 12 MP
  • Selfie10 MP
Motorola Edge Plus
Motorola Edge Plus
  • TelaOLED 6,7" FHD
  • PlataformaSnapdragon 865
  • RAM/Armazenamento12/256 GB
  • Dimensões e peso161,1 x 71,4 x 9,6 mm, 203 g
  • Bateria5.000 mAh
  • Câmera108 MP + 8 MP + 16 MP + ToF
  • Selfie25 MP

Esses são celulares que, ao olhar, você já nota que são aparelhos premium — e que cobram o preço por isso. Ambos possuem acabamento traseiro em vidro e laterais em alumínio, que garante esse aspecto mais elegante. No Galaxy Note 20 Ultra, temos uma lombada em retângulo no canto esquerdo para as câmeras, enquanto o Motorola Edge Plus traz as três câmeras verticalizadas. O modelo da Motorola tem com vantagem o conector P2 para fone de ouvido, que não está presente no Note20, que por outro lado traz a caneta S Pen embutida.

As telas de ambos possuem curvas nas laterais, para mostrar mais conteúdo ao mesmo tempo em que oferece dimensões reduzidas. As bordas inferior e superior são mínimas, com um pequeno furo para a câmera frontal, centralizado no modelo da Samsung e no canto esquerdo do Edge+, sempre na parte superior.

O Galaxy Note 20 Ultra tem tela Dynamic AMOLED de 6,9 polegadas com suporte a resolução Quad HD, mas usa por padrão o Full HD, na qual ainda é possível aproveitar a taxa de atualização de 120 Hz para ter animações mais fluidas. O Edge Plus traz display OLED de de 6,7 polegadas com resolução Full HD, e usa taxa de atualização de 90 Hz. O modelo da Samsung fica um pouco à frente por entregar mais opções, utilizando mais pixels ou com maior fluidez.

Galaxy Note 20 Ultra vs Motorola Edge Plus: hardware e bateria

Galaxy Note 20 Ultra
Galaxy Note 20 Ultra (Divulgação/Samsung)

Falando de hardware, temos uma disputa entre soluções de Samsung e Qualcomm. O Note20 Ultra traz o chipset Exynos 990 no modelo nacional, com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, contra o Snapdragon 865 e mesma capacidade de memória no Motorola Edge+. Ambos oferecem a possibilidade de expandir a capacidade de armazenamento com cartão micro SD.

São celulares capazes de rodar praticamente qualquer jogo disponível atualmente na Play Store, e executar qualquer aplicativo de forma tranquila. Mas o Edge Plus tem um fôlego a mais, lida melhor com gráficos em jogos pesados. Uma diferença bem pequena, que só vai fazer diferença para quem é realmente muito exigente, tenha isso em mente.

O Note 20 Ultra tem bateria de 4.500 mAh e traz carregador de 25 W incluso na caixa, enquanto o Edge Plus tem bateria de 5.000 mAh com carregador de 18 W no conjunto. São modelos que podem até aguentar mais de um dia de uso mediano, talvez até cheguem a dois dias, dependendo da sua exigência e outros fatores. E como tem carregador mais potente, o Note 20 Ultra ainda tende a demorar menos tempo plugado na tomada.

Galaxy Note 20 Ultra vs Motorola Edge Plus: câmeras

Motorola Edge Plus
Motorola Edge Plus (Divulgação/Motorola)

Para quem gosta de tirar muitas fotos, tem aqui dois modelos interessantes. O Note20 Ultra traz conjunto triplos, com câmera principal de 108 MP, uma ultra-wide de 12 MP e uma teleobjetiva de 12 MP com zoom óptico de 5x, enquanto na frente as selfies ficam a cargo de um sensor de 10 MP. O Motorola Edge+ possui conjunto parecido, com principal de 108 MP, ultra-wide de 16 MP e teleobjetiva de 8 MP com zoom óptico de 2x, além de selgies de 25 MP.

Note que o Note 20 Ultra consegue se aproximar mais dos objetos ao usar a câmera de zoom sem perder qualidade, enquanto o Edge+ tem ultra-wide com melhor definição. Nas principais, câmeras parecidas, que vão se diferenciar pelo processamento de imagem de cada modelo, e aí é questão pessoal, e você escolhe se gosta mais das fotos tiradas com celulares Samsung ou Motorola. Mas tenha em mente que, por critérios técnicos, o Note20 Ultra costuma entregar cores e definição um pouco melhores, além de lidar melhor com luz.

Nas selfies, o Edge+ vai agradar mais por trazer mais definição e detalhes e suavizar bem menos o seu rosto. Quem gosta de fotos mais detalhadas, tende a preferir o modelo da Motorola, enquanto quem gosta de suavizar imperfeições deve optar pelo Note20 Ultra.

Galaxy Note 20 Ultra vs Motorola Edge Plus: extras

Além das características comuns em quase todo celular, esses dois modelos também oferecem recursos extras, como o carregamento sem fio, incluindo reverso (ou seja, você pode passar carga do semartphone para outro dispositivo que tenha suporte à recarga wireless), e o Note20 Ultra traz diferenciais como o modo DeX, que permite transformar o celular em uma espécie de computador ao ligar a uma tela ou mesmo só de conectar teclado e mouse ao celular.

Esses recursos diferentes podem fazer a diferença para quem é mais ligado em diferenciais do tipo. Mas tenha em mente que, para a maioria dos usuários, são coisas que raramente valem como fator decisório em uma compra.

E como já foi citado lá no início, ambos são compatíveis com a rede 5G, que deve começar a se espalhar para o Brasil entre o final de 2021 e início de 2022. O Note20 Ultra já consegue aproveitar o 5G DSS disponível em São Paulo e Rio de Janeiro, o que curiosamente o Edge+ não oferece, apesar de o modelo mais barato, o Edge, ter este suporte.

Afinal, qual vale a pena?

Se você procura pelo melhor custo-benefício entre os dois, o Motorola Edge fica um pouco atrás em algumas poucas coisas, mas geralmente pode ser encontrado a valor mais baixo. Agora, se você quer apenas o melhor, e pode bancar o valor cobrado pelo Note 20 Ultra, opte pelo modelo da Samsung, que é mais completo e tende a ser uma opção que vai agradar mais pelos extras oferecidos.

Galaxy Note 20 Ultra 5G: melhor preço

Motorola Edge+: melhor preço

Compare as fichas técnicas

Sobre

Samsung Galaxy Note20 Ultra 5GMotorola Edge+
Preço sugerido* Preço oficial de lançamento sugerido pela marca R$ 7.999 R$ 7.999
Dimensões 164,8 x 77,2 x 8,1 mm 161,1 x 71,4 x 9,6 mm
Peso 208 gramas 203 gramas
Cores Bronze, branco e cinza Cinza
Data de anúncio Dia que foi anunciado oficialmente no Brasil 02 setembro, 2020 02 julho, 2020
Lançamento Dia em que foram iniciadas as vendas no Brasil 18 setembro, 2020 14 julho, 2020
Sistema Operacional SO // Todo sistema de computação roda em um software base chamado sistema operacional (SO), que controla todas as operações computacionais básicas. Os apps que instalamos precisam ser compatíveis com esse sistema. Android 10 Android 10

Especificações

Samsung Galaxy Note20 Ultra 5GMotorola Edge+
Tela principal Tecnologia do painel // Existem vários tipos de display no mercado, como LCD, OLED e variantes, a depender da fabricante. Telas com painel LCD/TFT costumam entregar cores mais naturais, enquanto OLED/AMOLED entregam cores mais vivas e alcançam brilho maior. AMOLED Dinâmica 2X 6,9" Quad HD+ (1440 x 3088 pixels) OLED 6,7" Full HD+ (1080 x 2340 pixels)
Plataforma Plataforma ou chipset é um conjunto de circuitos integrados que, no caso do celular, inclui processador, chip gráfico e vários outros componentes cruciais para o bom funcionamento do aparelho. Samsung Exynos 990 Octa-core 7 nm Qualcomm Snapdragon 865 Octa-core 7 nm
Memória RAM (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) e armazenamento interno total do dispositivo. 12/256 GB 12/256 GB
Cartão de memória microSD microSD
Bateria Capacidade de bateria disponível no dispositivo. Considerada a capacidade típica. 4.500 mAh 5.000 mAh
Rede Rede se refere às tecnologias de transferência de dados às quais o aparelho possui suporte. 2G, 3G, 4G, 5G, Bluetooth 5, Wi-Fi dual-band 2G, 3G, 4G, 5G, Bluetooth 5, Wi-Fi dual-band

Câmera

Samsung Galaxy Note20 Ultra 5GMotorola Edge+
Principal Câmera principal é a utilizada como padrão no seu celular para tirar fotos e gravar vídeos. 108 MP, f/1.8 108 MP, f/1.8
Ultra-wide Um sensor extra presente no celular para captar quadro com ângulo de visão aumentado. 12 MP, f/2.2 16 MP, f/2.2
Zoom Zoom ou teleobjetiva ou periscópica é a câmera responsável por fazer fotos aproximadas. 12 MP, f/3.0, óptico 5x, híbrido 50x 8 MP, f/2.4
Vídeo Resolução máxima de captação de vídeo com a câmera traseira e taxa de quadros. [email protected], [email protected]/60fps, [email protected]/60/240fps, [email protected], HDR10+ [email protected], [email protected], [email protected]/60/120fps
Frontal Câmera responsável pela captação de fotos e vídeos "selfies" 10 MP, f/2.2, [email protected]/60fps, [email protected] 25 MP, f/2.0, [email protected]/120fps