Galaxy M31 vs A51: qual Samsung entrega mais por menos?

O Galaxy A51 foi considerado por muito tempo um dos melhores custo-benefícios da família. Porém, recentemente o Galaxy M31 chegou no Brasil, colocando em cheque o custo-benefício do irmão da série A. Será que tem muita diferença entre esses dois ótimos intermediários?

Veja abaixo as características de cada um com uma breve análise, para compreender melhor as diferenças entre os aparelhos. No final, esperamos que possa fazer a sua escolha entre um deles para ser o seu próximo celular.

Galaxy M31 vs Galaxy A51: cortes feitos para reduzir preço

Começando a falar de design, vemos que os dois modelos possuem algumas diferenças interessantes entre si. Começando pelo Galaxy M31, vemos um design inteiro em plástico, mais simples, com um módulo retangular no canto esquerdo com um leitor de impressões digitais mais ao centro do corpo do dispositivo. Na frente, vemos um notch no formato de gota, com bordas finas nas laterais e parte superior. A inferior é um pouco mais espessa.

O Galaxy A51 já tem uma pegada um pouco mais premium, mesmo não sendo de vidro ou metal. Na verdade, ele tem o chamado 3D Glastic na traseira, também com um módulo retangular no canto esquerdo. Porém, seu leitor de impressões digitais está presente sob a tela. Falando nisso, as bordas são menores comparadas às do irmão M31. Dessa forma, vemos que o A51 é um pouco menor e ainda tem uma tela de tamanho maior.

Quanto ao posicionamento das conexões e botões, estão todos nos mesmos lugares. Ou seja, porta USB Tipo C, porta P2 e saída de som na parte inferior, e botões do lado direito do celular. Uma coisa interessante, mas não relacionada ao design, mas que vale ser comentado, é a presença do Samsung Pay no Galaxy A51, sendo esse um diferencial interessante quando comparamos com o irmão da família M.

De vantagem ]para o modelo da família Galaxy A temos a presença do NFC e TV digital, que podem ser diferenciais interessantes para você. Ou não, é pesar na balança se são realmente importantes frente às melhorias trazidas pelo M31.

Galaxy M31 vs Galaxy A51: tela e áudio

Samsung Galaxy A51
Galaxy A51 tem furo na tela para câmera de selfies // Felipe Junqueira/Nanobits

O Galaxy A51 tem tela Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e o Galaxy M31 tem tela Super AMOLED de 6,4 polegadas com resolução Full HD+. A diferença principal, no entanto, é estética: o primeiro tem câmera de selfie em um furinho centralizado, enquanto o segundo tem o “notch em gota”. Ambos oferecem a mesma qualidade, com boas cores, bom brilho e contraste. A vantagem de um painel AMOLED é que os pretos são mais profundos, sendo melhores para consumo de conteúdo como vídeos e jogos.

Quando falamos de som, nenhum deles se destaca. Ambos possuem saída na parte inferior, mono, e não possuem muita qualidade. Dessa forma, dá pra dizer que ele tem um som “normal de celular”, nem mais, nem menos. Na caixa, os dois tem o fone de ouvido chuveirinho, que infelizmente é o mesmo desde o Galaxy Pocket, que era um aparelho de entrada de 2012. Ao menos oferecem a tecnologia Dolby Atmos para som “imersivo” no fone.

Galaxy M31 vs Galaxy A51: desempenho e bateria

Samsung Galaxy M31
Galaxy M31 tem bateria gigantesca de 6.000 mAh // Analu Tortella/Nanobits

Os dois são quase idênticos em performance. Ambos possuem a plataforma Exynos 9611 e 128 GB de armazenamento interno. Porém, o Galaxy A51 tem 4 GB de RAM contra 6 GB do Galaxy M31. Ou seja, eles possuem níveis de performance praticamente iguais.

Na verdade, o Galaxy M31 tem uma folguinha extra por conta dos 2 GB de RAM a mais, que garantem que mais aplicativos permaneçam abertos ao mesmo tempo. De qualquer modo, ambos são capazes de rodar jogos leves e aplicativos do dia-a-dia, como apps de banco e redes sociais sem qualquer tipo de problema. Mas, quando se trata de títulos pesados, vemos o Exynos 9611 perder um pouco da força, e talvez seja interessante diminuir a qualidade gráfica para ter a melhor fluidez possível.

Já embateria, há duas diferenças. Um possui um carregador mais rápido e o outro tem uma capacidade maior. Basicamente, vemos que o Galaxy M31 tem 6.000 mAh de bateria, contra 4.000 mAh do Galaxy A51. Por outro lado, o carregador do M31 é de 10 watts, contra um de 15 watts do A51.

O que isso significa? O M31 dura bem mais tempo longe da tomada, mas também passa mais tempo plugado na tomada. Ele alcança dois dias de uso mediano, enquanto o Galaxy A51 faz “apenas” um. Considerando a diferença no tempo de uso e a demora pouca coisa maior para recarregar, o modelo da linha M tem uma bela vantagem aqui.

Galaxy M31 vs Galaxy A51: câmeras

Nas câmeras, vemos que os dois têm câmeras frontais de 32 megapixels. Porém, atrás, o Galaxy A51 tem uma principal de 48 MP, uma secundária de 12 MP ultra grande-angular, e uma macro e outra de profundidade, ambas de 5 MP. No Galaxy M31, as câmeras macro e de profundidade são as mesmas, mas a ultra grande-angular é de 8 MP e a principal é de 64 MP. Em outras palavras, o M31 tem conjunto semelhante ao A71.

Ambos já tiram fotos muito boas pra maior parte das pessoas, com qualidade ótima pras redes sociais. E ambos têm o modo noturno. O M31 pode até conseguir um nível de detalhes um pouco maior, mas não é nada muito perceptível.

Na ultra-wide, apesar da resolução maior do Galaxy A51, a qualidade de fotos é praticamente a mesma, apenas razoável para a faixa de preço desses aparelhos, apesar de estar à frente de outros que testei. A macro de ambos também faz fotos boas, com qualidade superior a alguns concorrentes como K61 e Moto G8. Entre si, os dois oferecem qualidade semelhante.

E fechando o conjunto traseiro, o sensor de profundidade. A Samsung ainda está devendo um recorte melhor das imagens nos intermediários, mas dá pro gasto. O legal aqui é a possibilidade de aumentar ou reduzir o desfoque posteriormente, no aplicativo de galeria.

Passando pras selfies, sensores de 32 MP nos dois modelos e, de novo, qualidade semelhante. Um problema é a facilidade de a foto sair tremida, além da suavização da pele característica da Samsung, coisa que até melhorou nos últimos anos.

Para vídeo, ambos oferecem boa qualidade, com possibilidade de gravar em 4K tanto na frontal como na principal, super slow-motion e por aí vai.
Enfim, no conjunto de câmera você vai ficar bem servido independente de qual dos dois escolher.

Afinal, qual o melhor?

Se você busca o melhor custo-benefício, o recomendado é ir de M31. Ele oferece mais bateria, desempenho levemente superior, e câmeras melhores. Por outro lado, o A51 oferece um design mais refinado, leitor de digitais na tela, TV digital e NGC, com suporte ao Samsung Pay. Se você não liga muito pra isso, o dispositivo da série M realmente acaba se destacando aqui.

Onde comprar

Os links abaixo também são do Nanobits, e comprando por eles, você ajuda o site. Não é apenas propaganda, é uma maneira de você buscar os melhores preços disponíveis, em lojas confiáveis 🙂

Comparativo Samsung Galaxy M31 vs Samsung Galaxy A51

Produto

Samsung Galaxy M31

Samsung Galaxy A51

Aparência Samsung Galaxy M31 Samsung Galaxy A51
Fabricante Samsung Samsung
Tipo de dispositivo Celular Celular

Sobre

Samsung Galaxy M31Samsung Galaxy A51
Preço sugerido* Preço oficial de lançamento sugerido pela marca R$ 1.999 R$ 2.199
Dimensões Altura, largura e espessura do aparelho no modo paisagem (deitado). 159,2 x 75,1 x 8,9 mm 158,5 x 73,6 x 7,9 mm
Peso 191 gramas 172 gramas
Cores Azul, preto, rosa Azul, cinza, branco, preto
Data de anúncio Dia que foi anunciado oficialmente no Brasil 08/07/2020
Lançamento* Dia em que foram iniciadas as vendas no Brasil 08/07/2020 30/01/2020

Especificações

Samsung Galaxy M31Samsung Galaxy A51
Tela principal <strong>Tecnologia e tamanho do painel</strong> // Existem vários tipos de display no mercado, como LCD, OLED e variantes, a depender da fabricante. Telas com painel LCD/TFT costumam entregar cores mais naturais, enquanto OLED/AMOLED entregam cores mais vivas e alcançam brilho maior. Super AMOLED 6,4" Super AMOLED 6,5 polegadas
Resolução e FPS Quantidade de pixels verticais e horizontais (nessa ordem) e taxa de atualização máxima da tela. Muitos smartphones mais novos possuem essa taxa variável para economizar bateria. 1080 x 2340 pixels 1080 x 2400 pixels
Plataforma <strong>Plataforma</strong> ou chipset é um conjunto de circuitos integrados que, no caso do celular, inclui processador, chip gráfico e vários outros componentes cruciais para o bom funcionamento do aparelho. Samsung Exynos 9611 (10 nm) Samsung Exynos 9611 (10 nm)
Memória <strong>RAM</strong> (Random Access Memory, memória de acesso aleatório) e armazenamento interno total do dispositivo. 6/128 GB 4/128 GB
Cartão de memória microSD microSD
Sistema Operacional <strong>SO</strong> // Todo sistema de computação roda em um software base chamado sistema operacional (SO), que controla todas as operações computacionais básicas. Os apps que instalamos precisam ser compatíveis com esse sistema. Android 10 sob One UI Android 10 sob One UI
Bateria <strong>Capacidade de bateria</strong> disponível no dispositivo. Considerada a capacidade típica. 6.000 mAh 4.000 mAh
Carregamento Potência máxima de suporte para recarga da bateria. Quase todos os modelos possuem carregamento reverso com fio. Aparelhos descritos com recarga reversa aqui se refere ao carregamento reverso por indução (sem fio). 15 W

Câmera

Samsung Galaxy M31Samsung Galaxy A51
Principal <strong>Câmera</strong> principal é a utilizada como padrão no seu celular para tirar fotos e gravar vídeos. 64 MP, f/1.8 48 MP, f/2.0
Ultra-wide Um sensor extra presente no celular para captar quadro com ângulo de visão aumentado. 8 MP, f/2.2 12 MP, f/2.2
Macro Câmera que capta detalhes de objetos muito próximos, geralmente com distância focal de 2 até 6 centímetros, no máximo. 5 MP, f/2.4 5 MP, f/2.4
Profundidade Câmera secundária de um celular que serve apenas para ajudar na captação de imagens com o chamado "efeito Bokeh", ou seja, fundo desfocado. 5 MP, f/2.2 5 MP, f/2.2
Vídeo Resolução máxima de captação de vídeo com a câmera traseira e taxa de quadros. 4K @30fps 4K @30fps
Frontal Câmera responsável pela captação de fotos e vídeos "selfies" 32 MP, f/2.0, 4K @30fps 32 MP, f/2.0, 1080p @30fps

Rede e conectividade

Samsung Galaxy M31Samsung Galaxy A51
Rede <strong>Rede se refere às tecnologias de transferência de dados às quais o aparelho possui suporte. 2G, 3G, 4G 2G, 3G, 4G
Tipo do chip <strong>Tipo do chip</strong>, ou SIM, é o pequeno cartão com as informações da operadora, indispensável para o celular conversar com a rede. É nele que tem, por exemplo, a informação do seu número de telefone. Há, atualmente, três principais tipos de cartão de operadora no Brasil: padrão, micro SIM e nano SIM. Em breve, também deve começar a chegar o eSIM, que é eletrônico. Nano SIM Nano SIM
Dual SIM Se o dispositivo possui suporte para mais de um chip, físico ou eletrônico. Alguns aparelhos possuem dois espaços e suporte para eSIM, mas só pode ser usado com duas linhas, por exemplo. Sim Sim
Wi-Fi <strong>Wi-Fi</strong> conexão sem fio mais popular, que usa ondas de rádio para transmitir dados entre dois dispositivos. Celulares dual-band possuem suporte a uma conexão mais rápida, mas menos estável (5 GHz). 2,4 GHz 5, banda dupla, hotspot
Bluetooth <strong>Bluetooth</strong> é uma tecnologia de comunicação sem fios para troca de dados entre dispositivos. Costuma ter curto alcance e serve para conectar fones, mouses, teclados e até celulares ou computadores a outros celular ou computador. 5.0 5.0, A2DP, LE
NFC <strong>NFC</strong> (Near field communication) é um conjunto de padrões para smartphones e dispositivos semelhantes para estabelecer comunicações de rádio ponto a ponto, tocando ou aproximando-os, geralmente não mais do que alguns centímetros. Sim
Localização GPS, GLONASS, GALILEO, BDS
Conectores O tipo de porta que o dispositivo tem para dados, energia e áudio (reprodução e captação) USB-C 2.0 USB-C 2.0 OTG, P2

Colaborou Gustavo de Lima Inacio