A Motorola finalmente liberou o Android 16 estável para os primeiros usuários do Edge 50 Ultra, e os brasileiros foram os primeiros. Ao menos, foram os primeiros a relatar na internet. É o quinto modelo da marca a aparecer com publicações de usuários sobre atualização para o novo robozinho.
O programa beta durou cerca de um mês, já que começou em outubro. A liberação de agora é da versão estável, como já mencionado, e começa justamente por aqueles que testavam o update. Ao longo dos próximos dias, a notificação deve atingir mais unidades, já que essas atualizações majoritárias são feitas em fases para evitar bugs críticos.
O firmaware tem versão W1UV36H.61-15 e o download pesa 1,64 GB, que é bem menos do que o visto em aparelhos de outras marcas, que às vezes ultrapassam os 5 GB. Enquanto isso pode significar menos recursos, também mostra que o sistema é mais leve e, ao menos em teoria, mais fluido.
Como sempre, o caminho para checar se o update chegou ao seu Motorola Edge 50 Ultra é em Configurações > Atualizações de sistema > Buscar por atualizações. Porém, reforço aqui que podem demorar alguns dias, até mais de uma semana para o update chegar a todos os usuários.
Além do modelo mais avançado da linha, a fabricante já liberou o Android 16 para o Edge 60 Pro, Edge 50 Fusion, Edge 60 Fusion e Edge 50 Pro. Outros modelos podem ter recebido, também, mas eu acompanho esse tipo de notícia de perto e não vi — o que não quer dizer que não teria passado batido, acontece. Se você tem um celular da marca que já atualizou e não está na lista, me informa nos comentários, por favor.
Lançado em 2023 com o Android 14, o Edge 50 Ultra recebe agora a segunda versão do Android. A Motorola prometeu três para o aparelho, então ainda haverá mais um grande update antes do dispositivo começar a ficar desatualizado. Ao menos a empresa prometeu lançar pacotes de segurança por cinco anos, então ele deve ficar coberto das piores ameaças até abril de 2028.
Novidades do Android 16 em celulares Motorola
Entre os novos recursos e melhorias em funcionalidades do Android 16 para os smartphones da Motorola estão os novos Modos Personalizados, que permitem a criação de perfis customizados para diferentes atividades como trabalho, exercícios ou sono. O telefone ajusta as configurações mais adequadas para cada caso automaticamente — desde que previamente configurado.
Tem ainda notificações em flash, que piscam a tela ou a câmera para informar sobre chamadas recebidas e notificações. Ainda nesse quesito, o lado oposto é o tempo de espera de notificações, que segura o excesso de avisos de um app em rápida sucessão.
Tem ainda o pacote de Proteção Avançada, com ferramentas para proteger o dispositivo de ameaças e vulnerabilidades, cada mais mais importante no dia a dia. E melhoria em conectividade, com possibilidade de se conectar a hotspots de maneira mais rápida com um único toque. E mais compatibilidade com Áudio LE, que permite conexão mais eficiente e de melhor qualidade com fones de ouvido sem fio compatíveis.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

