Snapdragon 8 Gen 5 é anunciado com melhorias em CPU, IA e eficiência energética

A Qualcomm revelou, nesta quarta-feira, 26, um novo chip que já é considerado um “flagship killer” para smartphones. O Snapdragon 8 Gen 5 traz saltos generosos em desempenho, especialmente de CPU, e foa bastante em melhorias no uso de inteligência artificial.

A plataforma é uma alternativa “não-elite” ao já conhecido e poderoso Snapdragon 8 Elite Gen 5, presente em alguns celulares topo de linha mais recentes como Poco F8 Ultra, que foi lançado nesta quarta-feira, o RedMagic 11 Pro, que está a caminho do Brasil, e o Realme GT 8 Pro, também já prometido para nosso mercado.

Ou seja, podemos esperar o Snapdragon 8 Gen 5 em modelos com recursos premium e foco em um preço mais acessível. Ainda serão aparelhos bem acima da categoria intermediária, no entanto.

Snapdragon 8 Gen 5 tem melhoria em CPU, IA e consumo de bateria

O chip é fabricado em processo de 3 nm, com configuração de núcleos Oryon em 2x de 3,80 GHz e 6x de 3,32 GHz. O ganho em desempenho é de 36% em CPU, 11% em GPU e 46% em IA, segundo a Qualcomm. A comparação é com o Snapdragon 8 Gen 3, e não com o 8 Elite. O consumo de energia geral é 13% menor, de acordo com a fabricante.

A GPU Adreno 840 possui suporte a Frame Motion Engine 3.0, mas não traz High Performance Memory, diferente da versão de elite. Há promessa de performance mais fluida e visuais mais imersivos em jogos, mas a melhoria principal está na eficiência energética, que apresenta um aumento de 21%, com promessa de mais tempo de uso sem sacrificar o poder gráfico.

Mas o foco no salto foi em desempenho de IA, que traz uma NPU com suporte a processamento no próprio celular e entrada multimodal. Isso permite que tarefas como tradução em tempo real, geração de imagens e vídeos via Stable Diffusion, e assistentes pessoais mais complexos e contextuais, sejam executadas com velocidade e eficiência inéditas no dispositivo.

Há ainda o modem X80 5G com sistema RF, semelhante ao Snapdragon 8 Elite, e presença de Spectra ISP. Não foram divulgados números, mas as velocidades de download e upload devem ser ligeiramente inferiores às do 8 Elite Gen 5. O processador também oferece suporte avançado a redes Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e ultra-wideband.

Outro corte é a ausência de suporte ao armazenamento UFS 4.1, atualmente uma das versões mais velozes em escrita e leitura.

Segundo a Qualcomm, o chip já está na fase de produção em massa e a OnePlus deve utilizar a nova plataforma no Ace 6T/15R, e mais fabricante, como iQOO, Motorola e Vivo Mobile, devem lançar celulares com o Snapdragon 8 Gen 5 no primeiro trimestre de 2026.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). E siga as redes sociais e o canal no YouTube:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.