O WhatsApp já confirmou que prepara um recurso para os perfis do mensageiro criarem um nome de usuário, o que facilitaria a comunicação entre as pessoas. Em vez de compartilhar seu número de telefone, você compartilharia apenas esse nome escolhido para trocar mensagens. Mas, antes de liberar esse recurso, o app tenta melhorar a privacidade, e isso inclui um novo filtro de conversas com desconhecidos.
A nova funcionalidade, disponível para alguns usuários no beta mais recente do Android, permite criar uma espécie de caixa de entrada adicional. É um recurso semelhante ao que já está disponível no Instagram, por exemplo, onde as mensagens diretas de pessoas que você não segue vão para um inbox de solicitação de contato. Você só receberá novas mensagens se permitir que aquele contato fale com você.
Inicialmente, o recurso é chamado de “quem pode conversar comigo”, e dá duas opções: todos ou meus contatos. Mensagens de pessoas que não estão na sua agenda irão para a caixa de solicitação, onde você poderá filtrar e liberar apenas os contatos que achar seguros.
A ideia, aparentemente, é oferecer uma camada adicional de privacidade antes de a escolha de nome de usuário seja liberada. Atualmente, como você sabe, é preciso ter o seu número de telefone para lhe enviar mensagens no WhatsApp. Com o nome de usuário, encontrar pessoas no mensageiro será mais ou menos como encontrá-las em redes sociais.

Para reduzir a quantidade de spam na sua caixa de entrada, a nova inbox de solicitação será uma aliada fundamental. Se mesmo hoje, em que é preciso ter seu número, já há uma quantidade absurda de golpistas no mensageiro, imagine como a vida deles ficaria mais fácil com nomes de usuário.
Como já mencionei, o recurso de filtro está em fase de testes para usuários beta do Android. Segundo o site WABETAInfo, está disponível na versão 2.25.33.11. Eu estou com essa versão instalada no meu celular e ainda não tenho o filtro disponível aqui, então há pelo menos mais um requisito para testar o recurso atualmente.
E, como toda funcionalidade em teste, ela pode nunca chegar ao público geral. Ou chegar modificada. O jeito é aguardar para vermos como os desenvolvedores farão com a caixa de entrada de solicitações no WhatsApp nos próximos meses.
Quer desconto em capinhas e películas? Use o cupom nanobits e ganhe 5% OFF em qualquer produto GShield.
Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.


