Brasil passa de 1,5 mil cidades e 70% da população coberta pelo 5G

O Brasil já tem mais de 1.500 cidades e cerca de 70% da população coberta pela conectividade 5G, segundo o Ministério das Comunicações (MCom). A pasta citou dados da Conexis em um comunicado enviado à imprensa na última quarta-feira, 2.

Já são 1.507 cidades com cobertura da quinta geração da rede celular móvel no país. O leilão do 5G foi realizado em novembro de 2021, com os primeiros acessos liberados por TIM, Claro e Vivo no dia 4 de julho do ano seguinte, em Brasília. Ou seja, completou três anos exatos na última sexta-feira.

Segundo o MCom, o crescimento rápido da cobertura nos últimos cinco anos é resultado de esforços da pasta com conjunto com a Anatel. A pasta destacou os seguintes pontos:

  • Liberação de linhas de crédito para implementação da rede por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), sendo que foram contratados R$ 2,5 bilhões com recursos do fundo e R$ 2 bilhões viabilizados via BNDES;
  • Atualização regulatória da lei das antenas que chegou a 1 mil cidades em maio deste ano.

Dados da Anatel de maio de 2025 apontam que o Brasil possuía, há dois meses, 47,2 milhões de acessos 5G. A Vivo é a operadora com a maior fatia do mercado, com 19 milhões de acessos, seguida pela Claro, que tem 16 milhões, e a TIM, com 11 milhões. Em porcentagens, são 41%, 34% e 24,5%, respectivamente. Unifique, com 157 mil, e Brisanet, com 66,7 mil acessos completam o top 5, com 0,3% e 0,1% do total.

Segundo a TIM, 50% dos celulares brasileiros que usam chip da operadora possuem compatibilidade com o 5G. São 15 milhões de dispositivos habilitados para a quinta geração da rede móvel — o que mostra que uma boa parte dos clientes da operadora não usam ou não têm cobertura do 5G.

As outras operadoras não compartilharam maiores detalhes sobre o 5G entre seus clientes.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários, fique à vontade para deixar sua opinião (com bom senso e respeito, claro). Não esquece de seguir o perfil do Nanobits no Bluesky, Instagram, Twitter, Telegram e o canal no YouTube. Você também pode seguir a página no Facebook, o canal no WhatsApp e participe de nosso grupo de conversas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.